A NOVIDADE EM 2012
Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de
quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos
descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las
com intensidade nesta campanha.
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é mais fácil,
a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, disse à Agência
Brasil o diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas
Sociais, Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício
Garcia. Para ele, isso será possível pelo crescimento do uso de
telefones celulares de banda larga e dos tablets, dispositivos portáteis
de acesso a internet.
Ele ressaltou, porém, que o eleitor não forma, necessariamente,
opinião a partir do acesso a páginas de partidos ou candidatos. “Isso
acontece quando as informações estão disponíveis em grandes portais ou
em ferramentas como o Twitter, quando um amigo que acompanha coloca
alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.”
Ele lembrou, no entanto, que, quanto menor a cidade e maior a
dificuldade de acesso ao conteúdo de internet, mais pesa na formação de
opinião do eleitor a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
O analista de cadastro Danilo Araujo afirma que confia mais no que lê
na internet do que vê na televisão. “Me informo pela internet, fóruns
de internet, discussão com amigos. Menos pela televisão, porque na
televisão é tudo mentira.” Segundo Danilo, é mais fácil manipular
informações pela televisão e pelo jornal impresso.
“Na internet, tem um leque muito maior, e a informação chega muito
mais fácil. Se algum político faz alguma coisa errada, na mesma hora já
tem cinco ou seis opções na internet para analisar e tirar uma
conclusão”, disse ele.
Fonte: Blog do Aldo Araújo
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