quarta-feira, 25 de maio de 2011

Enem 2011: estudantes têm até 10 de junho para efetuar a inscrição

Pouco mais de 48 horas depois de iniciadas as inscrições para a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 1,1 milhão de estudantes já haviam se cadastrado para participar das provas. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas inscrições e coordenação do Exame.

De acordo com o Instituto, em média, são efetuados 40 mil cadastros por hora. Os candidatos começaram a se inscrever a partir das 10hs da última segunda-feira (23) e têm até as 23h59 do dia 10 de junho para preencher os formulários, disponíveis apenas pela internet. A expectativa é que seja alcançada a marca de 6 milhões de participantes, cerca de 1 milhão a mais que na edição anterior.

Neste ano, as datas do exame foram confirmadas para os dias 22 e 23 de outubro. A partir de 2012, a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira delas está marcada para os dias 28 e 29 de abril, porém a data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais que ocorrerão em outubro, mesmo mês de aplicação do Enem em anos anteriores.

O Enem foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) como forma de ingresso na universidade em substituição aos vestibulares tradicionais.  A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

No ato da inscrição
Para efetuar a inscrição os candidatos devem entrar no site do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao) e informar o número do CPF (do próprio candidato, não vale o dos pais ou responsáveis) e do documento de identidade. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Entretanto, estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública ou que tenham carência socioeconômica não precisam pagar a taxa. Nesse caso, é preciso que o candidato preencha um documento específico disponível no site.

Participantes que necessitem de atendimento especial (provas ampliadas, ledor,  ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção etc) ou de horário diferenciado por motivos religiosos devem informar isso no ato da inscrição, pois esse tipo de solicitação não poderá ser feita posteriormente. O Inep pode, no entanto, solicitar documentos comprobatórios dessas necessidades.

Além de selecionar alunos em instituições públicas de ensino superior e bolsistas do Prouni em faculdades privadas, o Enem também poderá ser utilizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como certificação de conclusão de ensino médio. Quem for fazer a prova com esse objetivo deve informar a instituição (há uma lista disponível no site) que deverá ser a certificadora do diploma no ato da inscrição.

Realização das provas
Serão quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as avaliações de ciências humanas e ciências da natureza (em quatro horas e meia) e, no segundo dia, de linguagens e códigos, matemática e a redação (em cinco horas e meia).

Para aumentar a segurança durante a aplicação do exame, foram adotadas algumas novas regras. Uma delas é que os candidatos terão de deixar os aparelhos eletrônicos e celulares em sacos plásticos fornecidos pelos fiscais de prova.

Outro cuidado ocorrerá antes de começar as avaliações, quando os estudantes serão alertados para verificar se todas as páginas dos cadernos de provas e os cartões de respostas estão impressos corretamente. Em caso de falhas, as provas serão trocadas imediatamente.

Com informações da Agência Brasil e do Último Segundo/IG

Nenhum comentário: