quarta-feira, 30 de março de 2011

Comunidade de Vila Valério (ES) se reúne para discutir ações de mobilização



Localizado a cerca de 200 km de distância de Vitória, capital do Espírito Santo, e com uma população em torno de 13,8 mil habitantes (IBGE,2010), Vila Valério é mais um dos municípios do projeto Parceria Votorantim pela Educação que tem avançado com as ações de mobilização social e apoio à gestão pública local.
Nos dias 16 e 17 de março, os mobilizadores Narcísio Loss e Douglas Peixoto, ambos funcionários da Fibria na região, juntamente com o consultor técnico Paulo César Aragão, estiveram na cidade para dar início ao plano estratégico do ciclo 1 de trabalho do projeto.
Vila Valério - ciclo 1 reuniões (3)A primeira atividade organizada pelo grupo foi uma reunião com os agentes-chave do município. O intuito do encontro foi apresentar a nova metodologia do Parceria e discutir possíveis ações que visem a disseminação do valor da educação para a comunidade e, em especial para as famílias, tema deste primeiro ciclo de atuação. Entre os participantes da reunião estavam o Secretário Municipal de Educação, Luciano Tetzner, representantes da Câmara dos Vereadores, além de diversos professores e diretores de escola.
O evento também foi prestigiado por comunicadores da Rádio Parada Viva, principal veículo de imprensa da cidade e agente-chave de grande relevância para o projeto por sua abrangência e facilidade de levar informação a uma grande parcela da população local. Em Vila Valério, 70% dos habitantes vivem na zona rural, por isso as rádios são importantes.
“Nossa proposta com essas ações é motivar os integrantes do grupo a contribuir, cada um a sua maneira, para a melhoria do ensino na cidade e estimular o surgimento de novas ideias de mobilização”, diz Douglas.
Vila Valério - ciclo 1 reuniões (2)No segundo dia da visita foi a vez da equipe do Parceria se reunir com o Grupo de Apoio à Gestão Pública. O Secretário de Educação novamente recebeu os mobilizadores e convidou toda a equipe pedagógica do município para integrar a reunião. Juntos o grupo debateu a questão dos sistemas de avaliação de ensino hoje disponíveis pelo Ministério da Educação (MEC) e a importância dos mesmos como ferramentas de gestão.
Segundo os mobilizadores a receptividade quanto às propostas do projeto e a participação dos agentes-chave envolvidos foi muito positiva nas duas reuniões. Tanto que os grupos já saíram das reuniões dispostos a arregaçar as mangas e iniciar o trabalho. Os grupos se propuseram desde já a distribuir 600 exemplares da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”. Da pauta discutida surgiram, ainda, boas sugestões como, por exemplo, buscar o apoio de agentes de saúde municipais e também das igrejas para ajudarem no trabalho de sensibilização das famílias.

Por Cleide Quinália / Blog Educação

Nenhum comentário: