terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MARCO FELICIANO MOBILIZA AUTORIDADES BRASILEIRAS CONTRA EXECUÇÃO DE YOUCEF NADARKHANI

O deputado Marco Feliciano está mobilizando autoridades políticas brasileiras em favor do pastor iraniano Youcef Nadarkhani, condenado à pena de morte no Irã por ter se convertido ao Cristianismo. O caso de Nadarkhani ganhou recentemente também o apelo da mídia televisiva brasileira. Nesta quinta-feira, 23/2/2012, o Jornal Nacional noticiou a sentença de morte dada ao pastor, que está preso desde 2009 no Irã por ter se negado a voltar para a fé islâmica.

A reportagem da Globo falou da sentença dada pelo governo iraniano ao pastor e conversou com Jordan Sekulow, diretor do Centro Americano de Lei e Justiça, que afirmou que como “a ordem de execução não é divulgada publicamente. A única coisa que pode salvar Nadarkhani é a pressão internacional, principalmente de países como o Brasil, que tem boas relações diplomáticas com o Irã”.

O pastor e deputado Marco Feliciano também demostra acreditar na pressão política para reverter o caso do pastor iraniano. Feliciano, que faz parte da chamada bancada evangélica, está mobilizando autoridades do governo brasileiro em prol da libertação de Nadarkhani. De acordo com o deputado, a ministra Gleice Hoffmann afirmou que o Itamarati já está intercedendo, através do ministro de Relações Exteriores Antônio Patriota, e de Antônio Salgado, embaixador do Brasil no Irã, para tentar impedir as autoridades iranianas de executar a pena de enforcamento imposta ao líder religioso e apelar pela sua libertação.

A intervenção brasileira soma forças com manifestações de outros organismos internacionais como a Casa Branca, o Departamento de Estado do EUA, a União Europeia e o secretário de Relações exteriores britânico, William Hague, que também se posicionaram a favor da libertação do pastor.

Nenhum comentário: