domingo, 22 de janeiro de 2012

O DIA EM QUE A INTERNET VAI PARAR

O SOPA (Stop Online Piracy Act) tem provocado protestos de toda a comunidade online, e pelas últimas notícias, a primeira paralisação que aconteceu ontem de ontem, dia 18 de Janeiro, começa a sortir efeitos. Gigantes da Internet como Wikipédia e WordPress, limitaram, para não dizer encerraram os seus serviços durante 24 horas em forma de protesto. Pelo que se fala por aí, o congresso americano já considera adiar por mais algum tempo a decisão em relação ao SOPA.

No entanto, surgem agora novidades no que a protestos diz respeito. Segundo consta em vários sítios da blogosfera, Google, Facebook e mais uns quantos gigantes da Internet poderam suspender as suas atividades no dia 23 de Janeiro de 2012, ou seja, na próxima segunda-feira.

O projecto de lei SOPA, visa penalizar os sites pelos conteúdos distribuídos ou publicados de maneira ilegal pelos seus usuários. A ideia é obrigar as empresas a encontrarem soluções para impedirem os usuários de difundir conteúdos piratas. As penas previstas podem ir da coima ao encerramento do site por um período de até 5 anos. 
  
Aqui fica a lista dos sites que poderam suspender os seus serviços, em forma de protesto contra o SOPA, no dia 23 de janeiro de 2012:

Google
-Yahoo! - Facebook - Quadrangular - Twitter - Wikipedia - Amazon - Mozilla - AOL - eBay - PayPal - IAC - LinkedIn - OpenDNS - Zynga.

Nenhum comentário: