sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TRE/RN RECEBE 1900 NOVAS URNAS ELETRÔNICAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2012

A Coordenadoria de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE/RN, através da Seção de Urna Eletrônica recebeu um lote de 1.900 urnas eletrônicas, modelo 2010, as quais possuem maior capacidade de processamento e armazenamento em ralação às urnas modelos 2004 a 2008.

Para o recebimento deste lote de urnas faz-se necessário que o TRE/RN realize o Aceite, que consiste na realização de diversos testes com as urnas. O prazo para a realização do Aceite deste lote de 1.900 urnas foi de apenas 10 dias, no entanto, segundo o Coordendor de Eleições, Tyronne Medeiros, “apesar do exíguo prazo para este procedimento e o fato da equipe ter sido formada recentemente, o trabalho foi concluído em apenas quatro dias”.

A referida atividade consistiu em realizar os testes por amostragem, ou seja, a cada lote de 50 urnas, 13 eram testadas, em consonância com a Instrução nº. 001/2011, da Comissão Nacional de Conservação das Urnas Eletrônicas / TSE.

Após a conclusão dos testes, constatou-se defeito em apenas três urnas, cada uma pertencente a lotes diferentes. Neste caso os três lotes com urnas defeituosas foram encaminhados para o fabricante para conserto, após o que o lote foi devolvido a este Regional, e procedeu-se a novo aceite em 13 urnas ainda não testadas de cada um dos lotes com defeito. Não tendo sido constatado mais nenhum defeito o processo foi concluído com sucesso.

Informações do TRE/RN
Blog Os amigos da Onça. 

Nenhum comentário: