quarta-feira, 20 de abril de 2011

CAMPANHA NACIONAL DE REFORMA POLÍTICA: EU VOTO DISTRITAL

O Voto Distrital é um sistema eleitoral que permite fiscalizar de perto o político eleito e assim podemos realizar as mudanças que desejamos ver no Brasil. É o cidadão com mais poder de decisão. Conheça. Assine. Mobilize.

O absurdo do nosso sistema eleitoral

Dos 513 deputados federais eleitos em 2010, apenas 38 foram realmente eleitos com seus próprios votos. O restante acaba chegando ao congresso não por seu próprio mérito, mas porque ganha votos de seus colegas de partido e coligação. Estes são conhecidos como “puxadores de votos”.  É o caso do Tiririca que levou outros 3 candidatos que não teriam sido eleitos sozinhos. Ou ainda, em eleições passadas, o Clodovil que puxou o candidato Coronel Jairo Paes de Lira, mesmo tendo ideologias contrárias.
Isso nos faz pensar: por que temos um sistema eleitoral com essas falhas? Como mudar esta situação? A reportagem feita pela TV Câmara que entrevista o professor Ricardo Caldas traz uma boa visão sobre o que acontece com o sistema eleitoral e como o voto distrital majoritário, defendido pelo movimento #euvotodistrital é a melhor solução.

O que você acha disso? Assista o vídeo e dê a sua opinião.

Para maiores informações acesse: http://www.euvotodistrital.org.br/

FONTE: #EU VOTO DISTRITAL

Nenhum comentário: