quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ESTUDO FEITO PELA CNI APONTA BR-110 COMO PRIORITÁRIA PARA O NORDESTE

 Até 2020, Porto de Natal estará operando acima da capacidade máxima
O diagnóstico do estudo Nordeste Competitivo, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (30), em parceria com as federações das indústrias dos estados da região, revela que a região Nordeste precisa investir R$ 25,8 bilhões em infraestrutura nos próximos oito anos para garantir o escoamento da produção.

Responsável por 13,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Esse valor anunciado é necessário para tocar os 83 projetos de ampliação e modernização de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. De acordo com o estudo, apenas um quarto dos 83 projetos considerados prioritários está em andamento.

Entre os principais projetos estão a pavimentação da BR-110, entre Mossoró e Campo Grande e entre Janduís e Serra Negra do Norte, no Rio Grande do Norte; a construção da BR-110, entre São José do Egito e o entroncamento da BR-412, em Pernambuco; e a pavimentação da BR-110, entre Ibimirim e o entroncamento da BR-316, também em Pernambuco.

Portos
Além das rodovias, os portos também preocupam. Os do Recife e o Complexo Portuário de São Luís, no Maranhão, já operam acima da capacidade limite. Nos próximos anos, também vão operar acima da capacidade o Porto de Natal, no Rio Grande do Norte, o Complexo Portuário de Salvador, e os portos de Fortaleza e o de Pecém, no Ceará. Eles precisam receber investimentos de cerca de R$ 11 bilhões para ampliação e modernização.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, que se encontra em Brasília para discutir o estudo com demais representantes das federações, só vai se pronunciar sobre o resultado do estudo na próxima quinta-feira, após seu retorno.

Fonte: De fato

2º PRÉ-CONGRESSO NA CONGREGAÇÃO AD PÊGAS

.:: Participe!!!

PROGRAMAÇÃO (veja abaixo)

ABERTURA DAS FESTIVIDADES DO XX CONGRESSO DE MOCIDADE DA AD- UPANEMA/RN

Nesta Terça 30/10/12, aconteceu a abertura das festividades ABERTURA DAS FESTIVIDADES DO XX CONGRESSO DE MOCIDADE DA AD- UPANEMA/RN. Serão Vinte dias de festa.



terça-feira, 30 de outubro de 2012

ELEITOR QUE NÃO VOTOU NO SEGUNDO TURNO TEM PRAZO PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA

O eleitor que deixou de votar no segundo turno das Eleições 2012 por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou a ausência neste domingo (28), dia da eleição, poderá apresentar a justificativa até o dia 27 de dezembro. Já quem faltou ao primeiro turno do pleito deve regularizar a situação até o dia 6 do mesmo mês. No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos.

A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor.

O documento também pode ser baixado em formato PDF no site do TSE. Para preencher o formulário, é indispensável que o eleitor tenha o número do título. 

Fonte: TSE

DESPERDÍCIO DE POTENCIAL HÍDRICO EM ANO DE SECA NO OESTE DO RN


O Rio Grande do Norte tem grande potencial hídrico sem qualquer uso, enquanto que moradores de cidades inteiras estão sem renda e até sem água.
Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, pode armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. Irriga cerca de 30 mil hectares e abastece 600 mil habitantes.
Barragem de Santa Cruz, em Apodi, pode armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água, que não são aproveitados para abastecer ou irrigar nada.
Barragem de Umari, em Upanema, pode armazenar até 300 milhões de metros cúbicos de água, que não usados para nenhum fim. Apenas pescam lá.
Inúmeros outros reservatórios estão sem qualquer aproveitamento. Para estes três, o primeiro já tem certa utilidade, mas pelo tamanho ainda oferecer muito mais.
Sobre os outros dois, o Retrato do Oeste ouviu os respectivos prefeitos eleitos. Em Apodi, o prefeito Flaviano Monteiro disse que quer rediscutir o Distrito Irrigado da Chapada.
Santa Cruz também vai abastecer Mossoró e pelo menos 26 cidades da região do Alto Oeste Potiguar. Tem quem acredite que o reservatório nem tem água para tanto.
Sobre Umari, o prefeito eleito disse:

OUTRAS FOTOS





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

LIXO, SOMENTE LIXO.



Não é preciso ir muito longe para flagrar as várias montanhas de lixo que vem se acumulando cada vez mais pelas ruas de nossa querida cidade de Upanema. Além da falta de respeito do cidadão upanemense que de forma irresponsável e irracional jogam o lixo nas vias públicas, há também o abandono, o verdadeiro descaso da Prefeitura Municipal, através da atual administração, que de vez enquanto, se “esquece”, que essa é uma de suas principais atribuições.


Na noite de ontem, um cidadão que transitava pela Rua Manoel Bezerra, uma das ruas mais movimentadas da cidade, quase perdeu sua vida, quando se envolveu em um grave acidente de moto, em decorrência de uma grande montanha de entulhos que vem se acumulando no local há várias semanas.



Ainda hoje disponibilizaremos outras fotos.

DO BLOG SOCIEDADE ALERTA

Upanema-RN "cidade fantasma" // Esgotos a céu aberto e acúmulo de lixo em vias públicas vira grave problema de saúde na cidade upanemense, e por tabela surgem outras mazelas, como animais de toda espécie pastando nos canteiros, ruas totalmente esburacadas... Um verdadeiro caos!
O lixo doméstico e os entulhos tomam conta de vias públicas da periferia de Upanema-RN. Um exemplo do descaso, é o conjunto habitacional "Manoel Tertuliano de Castro" (antigo IPE), onde ruas inteiras, como a Lucas Carlos, estão submersas, prosperando lixões ao ar livre. Não é difícil para qualquer pessoa, ao trafegar pelo subúrbio da cidade upanemense, se deparar com rampas de lixo. Algumas artérias estão sendo engolida pela sujeira, parecendo uma ilha cercada numa cidade fantasma. E, por tabela surgem outras mazelas em Upanema-RN, como animais soltos pastando nos canteiros, esgotos a céu aberto, ruas esburacadas...um caos! Nunca a periferia esteve tão suja como agora. Os detritos que emporcalham a cidade, também, contribuem para a proliferação dos vetores, transmissores de doenças, como ratos, baratas, escorpiões, moscas, muriçocas, mosquitos e cobras. Na verdade, à população dos bairros periféricos de Upanema-RN, ganhou novos vizinhos e companhias inconvenientes que dividem o espaço do dia a dia: lixo, detritos, entulhos, animais e insetos de todos os tipos. Uma questão de saúde pública aos olhos das autoridades que se dizem competentes.  Obviamente, meridianamente claro, esta é a história de um povo espoliado de modo ilegítimo. Profundamente lamentável.Ah! uma perguntinha só: onde andam os ilustres vereadores que se dizem representantes do povo?    

Fonte: Sociedade Alerta - Por Antônio Bezerra

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VICE-DIRETORAS REALIZAM ENCONTRO COM GESTORES, SUPERVISORES E COORDENADORES DE ESCOLAS ENVOLVIDOS NO PROJETO TRILHAS

24/10
Com a organização e o comando das vice-diretoras Helena Maia e Maria Judivânia, o Projeto Trilhas foi, oficialmente, apresentado hoje, dia 24/10, em sua forma de ser trabalhado dentro das unidades escolares.

As vice-diretoras Maria Judivânia e Helena Maia iniciaram o encontro, que teve a duração de dois dias (24 e 25/10), horário de expediente normal, dando as boas-vindas aos gestores das escolas públicas da circunscrição de Areia Branca, Baraúna, Grossos, Tibau e Upanema, declamando o poema “Menininha” para, em seguida, fazer a apresentação do grupo participante.


O interessante foi a dinâmica da apresentação: o gestor apresentava quem estava ao seu lado, descrevendo suas características, virtudes, qualidades, qualificações, independente de conhecê-lo ou não. Um exercício criativo de usar a memória num espaço de pouco tempo em que o outro se descreve para, logo em seguida, ser descrito por quem ele não conhece. 

Grupos que se apresentaram:

- Rosilena (E.E. Francisca Martins de Souza), 

- Vanusa e Ocesana (E.E. Antonio Bezerra de Sales) 

- Lúcia (Caic Abol. IV) e Antonia (Antonio de Souza Machado) 

- Suzete (Abol. IV), Lúcia (Dom Jaime) e Márcio Alexandre (Santa Delmira) 

A vice-diretora Helena Maia falou, em resumo, de como seria o encontro, pontuando os seus objetivos. O momento seguinte foi com a professora Judivânia que fez a contação de história da “Bruxa, Bruxa, vem à minha festa!” Para ver o filme da professora, clique no link a baixo: 


A professora Helena Maia, ao término da apresentação da contação de história, passou, para os gestores, os slides em que o projeto é apresentado, vindo dos financiadores dele: Rede Globo e a Natura. Para terminar a manhã, foi feita uma dinâmica: “Eu era assim” (quem canta seus males espanta) e, em seguida, a entrega e o manuseio do material didático.

Obs.: Esteve presente, representando a Natura – coautora do projeto – a coordenadora Francisca Giane de Freitas, que falou sobre o projeto. 

A parte da tarde começou com um momento de leitura: a do conto “A Casa Sonolenta”. Em seguida, a formação de grupos para uma oficina de estudos com os seguintes títulos: 

1. Trilhas para abrir o apetite poético 
2. Trilhas para ler e escrever textos 

Cada grupo elaborou à sua escolha e, no término do tempo estipulado pela comissão, cada um deles fez a sua socialização. A atividade seguinte foi entrar na internet e conhecer o site, navegar em suas páginas e descobrir todos os caminhos para a prática educativa. 

Por fim, concluindo as atividades do dia, mais uma contação de história: “O rei sujo demais e a sua banheira”. 

Escolas participantes do 1º dia: 
25/10

No segundo dia de formação (25/10), respeitando o mesmo cronograma, porém para escolas diferentes, as formadoras começaram com os boas-vindas e, logo em seguida, a professora Maria Judivânia leu o poema “Menininha” de Vinicius de Morais, conforme link abaixo para acessar o filme produzido: 


Em seguida, cada participante fez sua apresentação, ou em dupla ou em trio, e cada um apresentava o outro. 

Participaram dessas apresentações:

Os trios e...
... Pares se apresentando.

- Maria Judivânia, Helena Maia e Raimundo Antonio (12ª DIRED)


- Lúcia (Maria Emiliana – Jucuri) e Socorro (Padre Alfredo) - Vanda (Padre Dehon) e Arimatéia (Antonia Girlândia)



- Joana (Padre Sátiro) e Vera (Inalda Cabral)



- Rejânia (Alfredo Simonetti) e Gervânia (Zona Rural de Jucuri)



- Jeane (Cardeal Câmara) e Sandra (José Nogueira) - Renilza (Inalda Cabral) 

Depois das apresentações, deu-se o cumprimento do restante da pauta normal com um momento para a contação do “Passa Passa Gavião”, pela vice-diretora Maria Judivânia, conforme link do vídeo abaixo: 


A professora Helena Maia assumiu os trabalhos e passou, para os participantes, os slides dos municípios participantes - com a história de cada um deles -, conforme abaixo:







Escolas participantes do 2º dia: 

NOTA DA 12ª DIRED: 

O Projeto Trilhas é composto por diferentes materiais, de uso do professor e dos alunos, que visam criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente à cultura escrita. Em 2012 chegará a aproximadamente 2000 municípios, cerca de 72 mil escolas, impactando mais de 3 milhões de alunos. Esta iniciativa só foi possível graças às Consultoras e aos Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura Crer para Ver. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil. O projeto ainda conta com o apoio de uma Rede de Ancoragem que pretende auxiliar na implementação do projeto, incentivar o uso dos materiais em sala de aula e apoiar a formação de professores nas escolas públicas brasileiras.

TRILHAS EM LEITURA 



O projeto TRILHAS tem o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. O projeto conta com uma Rede de Ancoragem Nacional que apoia sua implementação nas salas de aulas das escolas públicas, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada. O TRILHAS está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula. Lançado em 2009 o projeto contemplou 310 escolas públicas municipais e semeou suas primeiras conquistas.

Fonte: Blog da 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

POLÍCIA FEDERAL EM UPANEMA

A passagem da Polícia Federal por aqui nos causou espanto e, ao mesmo tempo, a certeza da moralidade na campnha de Upanema. Um fato foi "esquecido" pela maioria da mídia local: a abordagem dos policiais ao carro do ex-prefeito Jorge e sua comitiva. Alguns fizeram cara grossa, outros bateram até fotos; mas nada, ou quase nada, foi publicado na mídia. Por que será heim? 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

UPANEMA TEM NOVO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA



Fui informado na manhã de ontem que nossa cidade ganhará nos próximos dias mais um escritório de advocacia. 

De acordo com as informações, o local de atendimento é na Rua João Francisco, nº: 142, ao lado da residência da senhora Neta, próximo a atual sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema. 

O atendimento da advogada Arizete Menezes será nas segundas e quintas-feiras. Causas: advocacia, consultoria, assessoria juridica empresarial. Contato: (84) 9690-5555

Em breve traremos maiores informações!

domingo, 21 de outubro de 2012

LIDERANÇA DE JORGE LUIZ SAI ARRANHADA EM UPANEMA

Se há um perdedor nas eleições municipais de Upanema, deste ano, é o ex-prefeito Jorge Luiz. Teve sua liderança abalada.

O ex-prefeito sinalizou que ficaria equidistante do pleito, mas desembarcou com tudo na campanha do vereador e candidato governista Manezinho (PMDB), o Manoel Carlos (PMDB), e ao vereador Elzimar Carvalho (PP), nomes a prefeito e vice, respectivamente.

Na oposição, a chapa Luiz Jairo (PR)/vereador Anízio Júnior (PSD) levou a melhor, com larga folga. Foi uma vitória retumbante de 11,24 pontos percentuais de maioria (1.024 votos).

A chapa Luiz Jairo-Anízio Júnior obteve 5.070 votos (55,62%), contra 4.046 (44,38%) dos governistas apoiados também pela prefeita Maristela Freire (PMDB).

Agora, o prefeito eleito e seu grupo têm uma missão gigantesca pela frente: imprimir uma gestão com identidade própria e de aprovação popular, que atenda às demandas sociais e endosse a escolha feita pela maioria dos upanemenses no dia 7 de outubro.


Fonte: Blog do Carlos Santos - Extraída do Blog do Prof. Josiel Gondim

terça-feira, 16 de outubro de 2012

BETÂNIA RAMALHO AFIRMA QUE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL SÃO VALORIZADOS


Secretária estadual de Educação argumenta que a categoria recebeu muitos reajustes salariais em quase dois anos do Governo Rosalba.


A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, afirmou que os professores da rede estadual de ensino estão sendo valorizados, uma vez que eles receberam muitos reajustes salariais em quase dois anos de governo de Rosalba Ciarlini (DEM). Betânia ressaltou a importância de pagar o salário dos professores de acordo com piso nacional.

“Esse foi o maior reajuste que a gente deu para a categoria”, disse a secretária na edição de terça-feira (16). Betânia afirma que o valor do salário ainda é pouco, mas que os valores já foram piores. 

Ela comentou que a sua gestão está sendo feita através de ações. Ela reconhece que atuar como titular da pasta de educação não é uma tarefa fácil.

Sobre a ausência de professores em algumas escolas estaduais, ela disse que já estão realizando algumas medidas como contratando docentes que passaram no concurso público e chamando estagiários. A secretária afirmou que a falta de profissionais para ensinar na área de Ciências Biológicas é o maior problema.

Professores na área de ciências biológicas são insuficientes em todos os estados do Brasil”, comenta.

Recentemente, a Secretaria Estadual de Educação lançou o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), que foi criado nos mesmos moldes do Sistema Integrado de Gestões de Atividades Acadêmicas (Sigaa), criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

A secretária elogiou o serviço e anunciou que já começou a realizar as matrículas online. “A universidade cedeu à tecnologia mais importante do país”, disse. O projeto teve apoio do Ministério da Educação (MEC). Site é http://www.sigeduc.rn.gov.br. Betânia disse que é resultado de um esforço feito pela equipe da Secretaria. 

Sobre o projeto “Caminhos da Escola”, ela disse que estão aderindo mais ônibus para os municípios do Rio Grande do Norte e os prefeitos serão responsáveis pelos veículos que serão levados para cidade que administra. “Esses ônibus não podem ter outra finalidade”, friza.

sábado, 13 de outubro de 2012

CANTOR ARMANDO FILHO SE APRESENTARÁ EM CARAÚBAS/RN NA NOITE DESTE SÁBADO


Um dos cantores mais respeitados do cenário gospel estará se apresentando na noite de hoje na cidade de Caraúbas/RN. Trata-se de Armando Filho, que fará um show à população caraubense na Praça Aproniano Martins de Sá.

Ele estará prestigiando a programação de aniversário de 30 anos da Primeira Igreja Batista. O Culto Festivo tem início às 19h00min e todos são convidados a prestigiar.

Fonte: Caraúbas Hot News

BR-110: DELTA COMEÇA A RECONTRATAR

A Delta Construção começou ontem, 10, a recontratar trabalhadores para retomar os serviços da obra da BR-110. O gestor operacional da Delta, Flávio Guedes, informa que a princípio estão sendo contratados alguns homens para trabalhar no laboratório e na topografia da obra. 

A iniciativa foi motivo de comemoração no município de Upanema, que deve ceder a maior parte dos trabalhadores. Um dos homens já convocados, que pediu para não ser identificado, disse que estava vindo para Mossoró fazer exames médicos hoje (ontem). “É a terceira vez que sou chamado pela empresa”, revela o trabalhador, mostrando o vai e vem da obra.

A contratação de mão de obra em massa, cerca de 250 pessoas, só vai ocorrer quando a obra for realmente retomada, provavelmente no próximo dia 1° de novembro. “Se tudo ocorrer bem, em novembro a empresa recebe a ordem de reinício da obra”, pondera Flávio Guedes.

Um dos entraves para o reinício dos serviços era a contratação de uma consultoria para fazer o acompanhamento, mas esse problema foi resolvido no último dia 1° de outubro.

Se realmente foi reiniciada em novembro, a obra deve ser concluída em abril de 2014, um ano e meio depois. Flávio Guedes explica que a Delta tem prazo de dois anos para concluir os serviços e que, por enquanto, apenas seis meses foram explorados. “Nesse prazo de dois anos, contam-se apenas os meses trabalhados. O tempo que ficamos parados não entra nessa soma”, explica o gestor. A obra da BR-110 foi paralisada em 18 de julho passado, seis meses depois de iniciada.

O superintendente substituto regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT/RN), José Antoniel Campos Feitosa, não confirma, mas também não descarta a data de 1° de novembro para a retomada da obra. “Vamos ter uma reunião em Mossoró no próximo dia 16, terça-feira próxima, quando teremos uma informação mais precisa”, declara Antoniel.

MAGNOS ALVES
Da Re­da­ção de Fato

PMDB É O PARTIDO COM MAIS BARRADOS PELA JUSTIÇA

Seis partidos tiveram mais de 300 candidatos barrados pela Justiça. Na frente, estão PMDB, PT e PSDB. Há 502 políticos peemedebistas, 473 petistas e 409 tucanos cujos votos foram anulados pela Justiça. Em quarto lugar, o PDT tem 341 candidatos, seguido do PSD (309), do PP (308) e do PSB (304).

Fonte: ApoDiário

DILMA NÃO QUIS DEMITIR GENOINO APÓS CONDENAÇÃO PELO STF, DIZ PLANALTO

A presidente Dilma Rousseff recusou pedido do ex-presidente do PT José Genoino para ser demitido do Ministério da Defesa depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou por corrupção ativa no julgamento do processo do mensalão, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com a secretaria, ao ser comunicada pelo ministro Celso Amorim da disposição do ex-deputado, Dilma respondeu ao titular da Defesa que não havia, àquela altura, nenhuma razão para demitir Genoino. “E [a presidente] comentou que lamentava o fato de uma pessoa da estatura de Genoino estar naquela situação”, observou em nota a assessoria do Palácio do Planalto. Genoino ocupava cargo de assessor especial do ministro Amorim. A exoneração, “a pedido”, foi publicada na edição desta quinta do “Diário Oficial da União”. Ele foi condenado por 9 votos a 1 pelo crime de corrupção ativa (oferecer vantagem indevida) – o único voto pela absolvição foi o do ministro-revisor, Ricardo Lewandowski. Leia mais no G1.

COM MEDO DE MORRER, DEPUTADO NELTER QUEIROZ VAI SE LICENCIAR DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputado Nélter Queiróz (PMDB
Alvo de ameaças de morte atribuídas ao presidente da Câmara Municipal de Assu, vereador Odelmo de Moura Rodrigues, o deputado estadual Nelter Queiroz ( PMDB) vai pedir licença do mandato. A decisão é dada como certa nos corredores da Casa, faltando apenas a formalização do pedido à Presidência. Com a licença de Nelter, o suplente Kelps Lima (PR), ex-secretário de Mobilidade Urbana de Natal, assumiria sua vaga.

Odelmo de Moura Rodrigues foi preso na tarde do dia 30 de agosto, no município de Assu, por suspeita de envolvimento em vários homicídios que aconteceram na região do Vale nos últimos 20 anos. A prisão fez parte da Operação Malassombro. O deputado estadual teria ficado marcado para morrer depois de conceder entrevistas cobrando do Governo do Estado a prisão dos responsáveis pelos crimes.
 
De acordo com o delegado Odilon Teodósio, diretor da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), com sede em Mossoró, Odelmo era o mentor intelectual do grupo que aterrorizava a região.
 
Suplente Kelps Lima (PR)
O vereador teria contratado dois pistoleiros identificados como Paulo Douglas e Valdemar Ulisses para matar o deputado, mas como o serviço não foi feito, os dois acabaram sendo executados, possivelmente a mando do próprio Odelmo.

Queima de arquivo praticada pelo bando teria sido o motivo da morte de Joaquim Gomes, executado com quatro tiros em 29 de fevereiro do ano 2000, às 22h, na Avenida Prudente de Morais, no bairro de Petrópolis, Zona Sul de Natal, por quatro homens que chegaram num Palio de cor verde, quatro portas.

Joaquim Gomes tinha morado em Assu e suspostamente era pistoleiro do bando, expulso da cidade por desavenças. “Temos informações, que na época, deram 24h para o Joaquim sair da cidade, mas depois vieram em Natal e o mataram”, disse o delegado, em entrevista coletiva realizada um dia após a prisão de Odelmo.
 
Fonte: Jornal de Fato - Extraído do Blog do Aldo Araújo.
 

VITÓRIA MERECIDA!

Desde o início em que soube que Luiz Jairo seria candidato a Prefeito, pela 4ª vez, em uma visita que fiz ao mesmo, em sua residência, juntamente com meu amigo Dedé de D. Iria em 2010, tive a certeza de que o apoiaria. De lá pra cá, comecei a amadurecer a idéia e analisar aquilo que seria melhor para Upanema. Dúvidas, eu não tinha: eu e minha família estaríamos com Luiz Jairo em 2012. Em janeiro de 2011, meu filho Matheus me visitou, e eu já comentei com o mesmo, sobre a Eleição de 2012, para Prefeito. Em janeiro deste ano, recebi minha mãe em minha casa e tive uma conversa franca com ela. Todos sabem, em Upanema, que mamãe sempre votou no grupo do PMDB. Mas, eu tinha motivos que a levaria a mudar de idéia. Pedi a mesma que votasse e apoiasse meu amigo Luiz Jairo de forma incondicional. Fizemos um acordo. Quando o grupo decidiu que Juninho de D. Maria José seria o vice de Luiz Jairo, minha certeza da vitória foi multiplicada. Minha mãe e o povo de Upanema cumpriram seu dever: votaram e elegeram Luiz Jairo e Juninho Prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Abaixo, elencarei alguns pontos importantes do porque votar em Luiz Jairo e Juninho foi a decisão certa.

QUEM VOTOU EM LUIZ JAIRO E JUNINHO ...

1. Votou na mudança. Upanema passa por um momento crítico na Administração Pública;

2. Acredita que a Democracia prevalece e que o povo é livre para escolher quem quer, para administrar Upanema;

3. Compreende que quando se tem um objetivo, um dia o alcançará. O povo de Upanema mostrou que é possível;

4. É a prova irrefutável de que a força popular é inabalável. Quando o povo quer, não tem jeito;

5. Tem a oportunidade de ver um jovem, filho de Upanema, executar um trabalho em prol do povo upanemense e escrever seu nome, para sempre, na história do município;

6. Disse não a tirania de um pequeno grupo inserido na administração pública municipal de Upanema. Esse mesmo grupo aprendeu que com o povo não se brinca;

7. Mostra para algumas pessoas, que o resultado final de um jogo só se sabe, quando o mesmo acaba e que "pé no bucho" só se dá quando o adversário não tem as cartas certas para jogar. No caso de Luiz Jairo, a maior carta estava com o mesmo: o povo;

8. Ensina que política se faz com propostas. Denegrir a imagem do outro não cola mais; 

9. Viu a mistura do povo nas ruas. Com Luiz Jairo e Juninho não há distinção. Todos são bem recebidos e bem tratados;

10. Ensina a imprensa local, que se pode ter uma opção, mas que não se pode destratar ninguém;

11. Acredita que a Lei do Piso será respeitada pelos mesmos e que é possível executá-la;

12. Confia que a Riqueza da Barragem de Umari será bem utilizada. Preparo para isso, eles tem:

13. Sentiu a alegria de gritar "LIBERDADE" pelas ruas de Upanema, sem medo de perseguição;

14. Disse para os anônimos dos blogs upanemenses, que não é fácil vencer um candidato que tem o apoio da maioria das lideranças políticas do município e  das famílias upanemenses;

15. Ratificou o apoio incondicional de pessoas que estão com o mesmo desde a 1ª eleição em 2000. Essas pessoas sempre acreditaram em sua vitória;

16. Ensina ao Legislador que as pessoas que o apóiam merecem respeito. As adesões vindas para o grupo de Luiz Jairo e Juninho foram resultado da falta de consideração por parte da atual administração municipal;

17. Acaba com o famoso "voto de cabresto". O povo merece respeito e deve ser livre para votar e escolher aquilo que entenda ser o melhor para o município onde vive;

18. Provou que é possível eleger Vereadores jovens, filhos de famílias humildes;

19. Confia que o dinheiro público terá destino certo. Sua Ficha Limpa, será mantida. Seu trabalho trará bons resultados. A "farra" com o dinheiro público será exterminada;

20. Tem a certeza da valorização de todos os servidores públicos municipais e que o lema "Trabalho e Honestidade" será a porta de entrada do Executivo Municipal;

21. Quer chegar no Posto de Saúde, lugar de pessoas doentes, e ser tratado sem politicagem. A Politicagem se faz no período de Campanha Eleitoral. É preciso mudar a postura de alguns profissionais da Saúde em Upanema;

22. Enfim, Votar em Luiz Jairo e Juninho é ser Eleito! Ser Vitorioso! Ser Livre! Soltar o grito preso na garganta há 12 anos. Comemorar. É festa! É a onda 22! É ver Upanema toda Azul. É ver minha mãe e meus conterrâneos upanemenses felizes.
 
Fonte: Blog Saudades da Terrinha - Por Erivan Silva