terça-feira, 26 de abril de 2011

Ministério Público investiga fraude no sistema de cotas do vestibular da UERN

O Ministério Público instaurou inquérito civil para investigar supostas fraudes no vestibular da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). De acordo com informações apuradas pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca de Mossoró, alguns candidatos teriam burlado o sistema de cotas públicas para ingresso na instituição.

As investigações apontaram que estes estudantes concluiram o ensino médio em escolas particulares, mas, para se beneficiar das cotas para alunos da rede pública de ensino, matricularam-se em turmas do supletivo de escolas públicas. Depois da denúncia feita pelo MP, sete estudantes já tiveram a matrícula cancelada por ordem da justiça.

O Promotor de Justiça José Hercy Ponte de Alencar estabeleceu o prazo de 30 dias para que a UERN abra uma sindicância e investigue a ocorrência de outros casos. Ele também requisitou cópias dos históricos escolares dos denunciados e pediu à polícia a instauração de inquérito criminal pela prática de falsidade ideológica. Na hipótese de condenação, a pena varia de um a cinco anos de prisão, mais o pagamento de multa. Os casos que já tiveram julgados aconteceram nos vestibulares de 2009 e 2010. Mas, a investigação do MP continua para averiguar a ocorrência de outras fraudes.

domingo, 24 de abril de 2011

ÁLCOOLÂNDIA UPANEMENSE


Quem aqui nunca ouviu falar na Cracolândia ou boca de lixo, no Centro de São Paulo. Um lugar onde as pessoas foram abandonadas pelos governantes e esquecidos pela sociedade. Um lugar onde homens, mulheres, idosos, crianças, adolescentes, ratos, cachorros e outros animais convivem diariamente. Onde pessoas acham com facilidade refugio para o consumo do Crack. Pessoas viciadas, dependentes químicos.    

Já ouvi dizer que os viciados estão lá por escolha própria, concordo que parte deles sim, está lá por consequência de escolhas que fizeram, mas me pergunto: Uma criança de 10 anos, viciada em crack, com o pé inchado de andar descalça, que mal consegue conversar por sequelas da droga, teve tempo de fazer escolhas?

Pois bem, a cidade de Upanema não chegar à tamanha calamidade. Porém, é visível ver pessoas que não conseguem passar um dia se quer sem consumir o álcool ou mesmo a tão falada maconha. Ao lado do mercado público já podemos notar a aglomeração dessas pessoas todos os dias atrás desse consumo exagerado. 

Fico plenamente envergonhado quando me deparo com aquela situação. Ao passarmos podemos perceber as abordagens que os dependentes fazem aos que por ali passam. Isso, para pedir dinheiro, para que assim eles possam comprar o que tanto desejam.

Acho que ta na hora de começarmos a planejar o futuro da nossa cidade, por que se não fizermos isso, em breve Upanema poderá ter uma Àlcoolândia ainda maior. Nossos jovens bebem cada vez mais cedo. É necessário urgentemente adotar políticas públicas que visem todos os que usufruem ou participam da álcoolândia Upanemense. Não há nada que não possa ser feito, más pra tudo ser feito é necessário BOA VONTADE.

Ao longo do tempo irei falar mais sobre o assunto. Quem tiver algum interesse em ver à ÁLCOOLÂNDIA UPANEMENSE é só ir à rua que fica ao lado direito do mercado público. A mesma fica por trás da churrascaria central da cidade.

sábado, 23 de abril de 2011

ESTRADA DO CAJUEIRO - BR 443 - UMA LUTA ANTIGA

Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
www.prefeiturademossoro.com.br

A pavimentação da “Estrada do Cajueiro” (BR-443) foi tema de uma audiência da prefeita Fafá Rosado com o Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna (CONFRACIB). Participaram da reunião no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, o prefeito de Baraúna, Aldivon Nascimento, o vereador, Edson Barbosa; secretários e gerentes do governo local.


De imediato,a prefeita Fafá Rosado atendeu a pedido do Conselho para a Prefeitura de Mossoró compôr a comissão de trabalhos da entidade, responsável pela mobilização política em torno do projeto. A pavimentação da Estrada do Cajueiro entre Mossoró e o Ceará é uma luta antiga, e mobiliza políticos dos dois Estados. A obra custaria, a preços atuais, cerca de R$ 100 milhões.


A prefeita Fafá Rosado assumiu o compromisso de se articular junto a governadora Rosalba Ciarlini no sentido de mobilizar a bancada federal do Rio Grande do Norte em torno do projeto. “Rosalba tem interesse da obra desde a época de prefeita, e agora como governadora tenho certeza que ela também vai participar dessa luta em deseja do projeto”, considerou prefeita Fafá Rosado.


A Estrada do Cajueiro é um trecho de 85 quilômetros, sendo 32 quilômetros no Rio Grande do Norte, a partir da comunidade mossoroense do Jucuri. A obra é importante para Mossoró, pois abriria uma nova fronteira de desenvolvimento para o município, a partir de sua interligação com o Estado do Ceará, avaliam os integrantes do grupo pela pavimentação do trecho dessa via federal.


No encontro com Fafá Rosado, a diretoria da Confracib entregou um relatório historiando a mobilização em torno desse projeto. A ideia do grupo é mobilizar a bancada federal para uma audiência com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, durante a Marcha dos Prefeitos, marcado para maio, em Brasília.

FONTE: O Câmera 

Confira o artigo: ensino médio de portas abertas para o mundo

Por Lélia Chacon
  Um estudante a caminho de fazer escolhas para o futuro, ao final do ensino médio, precisa basicamente de muita informação contextualizada em conhecimentos, além de aprendizados práticos.

No Brasil, parece que isso significa juntar o ensino técnico profissionalizante com o ensino médio regular. Essa seria a solução para preparar os estudantes brasileiros não apenas para uma escolha acadêmica e profissional, mas principalmente para a vida.

Pode ser a alternativa possível entre nós em meio a tantas carências educacionais, a necessidade de inclusão social e a pressa em atender a um mercado de trabalho mais exigente e em crescimento. Mas quem tem pressa come cru, diz o ditado. Vale correr o risco quando se trata de formar novas gerações para a vida de hoje?

Melhor é pensar grande. Por exemplo, no que propõe uma instituição como a Think Global School (www.thinkglobalschool.org), que oferece nada menos que o mundo como sala de aula a seus alunos, em um programa itinerante apoiado em alta tecnologia.

A TGS tem um ensino médio que faz qualquer um querer estudar ou voltar a estudar. Em 12 trimestres, que completam os três anos do ciclo médio, os estudantes conhecem 12 países, explorando suas culturas.

No currículo, sete disciplinas básicas sustentam o aprendizado: artes, antropologia, literatura mundial, estudos globais (história, geografia e culturas), matemática, ciências (geral e especializadas) e idiomas do mundo, como mandarim.

Há aulas expositivas, pesquisas de campo, palestras de personalidades e especialistas, programas culturais diversos nos locais visitados. Em Estocolmo, na Suécia, os jovens já entrevistaram Hans Rosling, médico, pesquisador inveterado, estatístico e criador de um software que transforma dados pouco atraentes em gráficos divertidos e interativos. Na Austrália, nas praias de Sidney, realizaram pesquisas sobre populações marinhas. Aprenderam técnicas de mergulho, usaram a geografia para traçar suas investigações e também a matemática para tratar dos dados apurados.

No Think Blog, espaço virtual dos alunos, há várias outras situações de aprendizagem para demonstrar como eles exercitam o que aprendem em situações da vida real. Os professores são provedores de conteúdo, mentores e guias, mas também aprendizes em absoluta educação continuada.

A fundadora do projeto é Joann McPike, uma mãe motivada a encontrar uma educação diferenciada para o filho, combinando-a com o hábito familiar de viajar. O garoto, diz ela, já visitou 70 países, “tocando, cheirando, provando, vendo e sentindo o mundo. Aprendeu independência, coragem, empatia. Conversa com cidadãos diversos uma infinidade de assuntos. Não tem medo de oferecer uma opinião”, destaca a mãe.

Educadores brasileiros mostram muitas vezes resistência a soluções educacionais de outros países. Acreditam que não nos servem, por mil e uma circunstâncias. A Think Global School é um projeto de elite, ainda que ofereça bolsas de estudo integrais e parciais a alunos que não podem pagar o alto custo do programa (mais de 100 mil dólares anuais). Mas inspiração é de graça, e o que importa é nivelar nossa criatividade, políticas e aspirações por cima e não por baixo.

* Lélia Chacon é jornalista e editora do site e revista Onda Jovem, do Instituto Votorantim

Fonte: Artigo publicado originalmente no jornal Brasil Econômico no dia 7/03/2011

COMENTÁRIO DO LEITOR

 COMENTÁRIO ENVIADO PELO PROFESSOR DÁRIO ALESSANDRO.

Edinael existe isso? O 13º salário nunca existiu!!!!

Fala-se que o governo quer acabar com o 13º salário. Se o fizer, é uma roubalheira sobre outra roubalheira.

Por quê?

Porque o 13º salário não existe.

O 13º salário é uma das mais escandalosas mentiras do sistema capitalista.

Abaixo temos uma modesta demonstração aritmética de como foi fácil enganar os trabalhadores.

Suponha que você ganha R$ 700,00 por mês.

Multiplicando-se esse salário por 12 meses, você recebe um total de R$ 8.400,00 num ano.

Ou seja : R$ 700 X 12 = R$ 8.400,00

Em dezembro, o generoso patrão lhe paga o conhecido 13º salário. É lei.

Então, R$ 8.400,00 + 13º salário = R$ 9.100,00.


Agora, faça uma simples conta com o que aprendeu no Ensino Fundamental.

Se você recebe R$ 700,00 mês e o mês tem quatro semanas, significa que ganha por semana R$ 175,00.

R$ 700,00 (Salário mensal) / 4 (semanas do mês) = R$ 175,00 (Salário semanal)

Como o ano tem 52 semanas, se multiplicarmos R$ 175,00 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será R$ 9.100,00.

O resultado acima é o mesmo valor do salário anual mais o 13º salário.

Surpreso, surpresa? Onde está portanto o 13º salário?

A explicação é simples:

Acontece que o patrão lhe tira uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (apesar de cinco semanas o patrão só paga quatro semanas). O salário é o mesmo, tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.

No final do ano o "generoso" patrão presenteia você com um 13º salário, cujo dinheiro saiu do seu próprio bolso.

Se o governo retirar o 13º salário dos trabalhadores o roubo é duplo.

Daí que não existe nenhum 13º salário. O patrão apenas devolve o que, sorrateiramente, lhe surrupiou do salário anual.


Conclusão: os tabalhadores recebem o que já trabalharam e não um adicional.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

GREVE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Educação: Greve vai afetar 60 mil em João Pessoa.

Os 60 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa estarão sem aulas a partir da próxima segunda-feira. Em assembléia, os 15 mil profissionais da educação do município decidiram entram em greve por tempo indeterminado, tendo como principal reivindicação um aumento salarial de 21%.

De acordo com o professor Daniel Assis, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem), desde o dia 8 de fevereiro que a categoria está negociando um aumento com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. "O que nós queremos é um aumento de 21% compatível com o custo aluno 2010/2011", conta Daniel, que reclama que em João Pessoa a prefeitura paga abaixo do Piso Nacional da Educação que é de R$ 1, 187. Os professores do município têm um vencimento de R$ 693,37 e uma remuneração (com gratificação) de R$ 901,02, segundo informação repassada pelo sindicado.

Para tentar evitar que os profissionais cruzassem os braços, a Prefeitura ofereceu um aumento de7,5% que não foi aceito pela categoria. Já nos últimos dias 18 e 19, os trabalhadores da educação realizaram uma paralisação de advertência, aguardando uma proposta melhor.

CALENDÁRIO 2011 COM FERIADOS

O Calendário 2011  já pode ser encontrado na internet, por meio dele as pessoas podem conhecer as datas dos principais feriados nacionais. É importante conhecer o calendário 2011 para fazer uma programação mais precisa de sua vida.

Visualizando meses do calendário, é possível concluir que a maioria dos feriados cai em dias úteis, assim as pessoas poderão aproveitar as folgas para descansar ou fazer viagens. Dia do trabalho e natal são os únicos feriados que caem no domingo em 2011. Duas datas chamam atenção no calendário, os dias 21 e 22 de abril são feriados consecutivos.

CALENDÁRIO 2011 COM FERIADOS

1/1/2011 – Ano Novo
8/3/2011 – Carnaval
21/4/2011 – Tiradentes
22/4/2011 – Paixão de Cristo
1/5/2011 – Dia do Trabalho
23/6/2011 – Corpus Christi
7/9/2011 – Independência do Brasil
12/10/2011 – Nossa Sº Aparecida
2/11/2011 – Finados
15/11/2011 – Proclamação da República
25/12/2011 – Natal

Confira no link a seguir um calendário 2011 com os feriados marcados, depois você pode imprimi-lo.

Calendário 2011 com feriados

FONTE:  Mundo das Tribos 

2ª Semana da Educação de Campinas mobiliza comunidade campineira

Neste mês, a questão do ensino público mais uma vez ganha destaque na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. De 25 a 30 de abril acontece a Semana da Educação, evento promovido pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE). A semana é realizada em comemoração ao Dia da Educação, lembrado nacionalmente em 28 de abril. O objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade civil para a importância da qualificação do ensino nas escolas públicas e reforçar o papel do CCE como movimento que trabalha em prol da melhoria da educação no setor público.

Em sua 2ª edição, o evento será composto por uma série de atividades gratuitas, entre elas, palestras, oficinas, seminários, circuito turístico por pontos relacionados à educação na cidade e outras ações com foco no tema. No ano passado, cerca de 3 mil pessoas participaram das 24 atividades promovidas.

A solenidade de abertura da Semana, marcada para a noite do dia 25, reunirá somente convidados. Na ocasião serão apresentadas a 2ª edição do concurso de redação Minha Família na Escola, a agenda de eventos da Semana 2011 e a campanha publicitária Eu Abracei o Compromisso com a Educação. A cerimônia acontece no Vert Eventos (Rua Rei Salomão, 231 – Distrito de Sousas – Campinas/SP).

Para saber mais sobre a 2ª Semana da Educação e conhecer a programação completa, acesse www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao ou ligue para (19) 3794-3512/3547.

Com informações do Compromisso Campinas pela Educação

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mais Educação: escolas devem enviar planos de trabalho até o dia 26 de abril

As escolas públicas de educação básica pré-selecionadas para participar, em 2011, do programa Mais Educação podem aderir ao programa e apresentar planos de trabalho até 26 de abril. Em todo o país, foram pré-selecionadas 16 mil escolas para receber recursos do programa, e a proposta do Ministério da Educação é atender 15 mil escolas e oferecer educação integral a cerca de 3 milhões de alunos neste ano. Até o momento, em torno de 14,3 mil estabelecimentos públicos de ensino aderiram.

O principal objetivo do Mais Educação é garantir às crianças da educação básica outros espaços e oportunidades de aprendizado. Para que seja aceita no programa e receba recursos do MEC — em média, R$ 37 mil por unidade escolar —, a escola precisa informar o número de alunos a serem atendidos, indicar as atividades oferecidas, apontar quantos monitores serão necessários e quem vai coordenar a educação integral.

Os dados devem ser registrados no sistema de informações integradas de planejamento, orçamento e finanças do MEC (Simec), ao qual a escola tem acesso por meio de senha.

Com base na quantidade de estudantes informada pela escola, o MEC determina o valor dos recursos a serem enviados. O repasse, em cota única, cabe ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Criado em 2007, o programa Mais Educação começou a funcionar efetivamente em 2008. Desde então, passou de 386 mil para 2,2 milhões de estudantes atendidos em tempo integral, especialmente no ensino fundamental urbano.

Confira a relação dos municípios e escolas que podem incluir estudantes no programa.
Para entender melhor o Mais Educação, clique aqui.

Fonte: MEC

A SEMANA SANTA É TÃO PECADORA QUANTO A SEMANA DE CARNAVAL!

COELHINHO DA PÁSCOA O QUE FIZESTE POR MIM?

Assim como no Natal, onde uma figura estranha de barba branca e aparentando uma certa idade tenta roubar a cena,  supostamente cometendo o delito de invadir casas entrando pela chaminé,  na Páscoa não acontece diferente!

Um coelhinho - branquinho, felpudo e singelo - tenta roubar as atenções e fazer cair no esquecimento o real sentido da Páscoa...

Você sabe o que é a Páscoa?

Alguns de nós prontamente responderia: Significa a morte de Jesus!
Somente?
Bom... Vamos lá!
A Páscoa é uma das três* grandes festas religiosas de Israel, que comemorava a libertação do Egito, na noite em que Deus "passou por cima" das casas dos israelitas durante o massacre dos primogênitos.  (Leia em Êxodo 12 como a Páscoa foi instituída!)

* as outras duas grandes festas eram: Pentecostes e Tabernáculo.

Este acontecimento, descrito em Êxodo, serve como uma ilustração da redenção realizada por Cristo no Calvário.

"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29)

A História e a Profecia estão unidas nessa afirmação de João Batista.

A História (o cordeiro da Páscoa):
"Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês cada um tomará para si um cordeiro..." (Êxodo 12:3a)

A Profecia (o Messias):
"Ele foi oprimido e humilhado mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro..." (Isaías 53:7a)

Êxodo capítulo12 retrata o que aconteceria com Cristo:

- A oferta tinha que ser perfeita:
"O cordeiro será sem defeito..." (Êxodo 12:5a)

"mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo." (I Pedro 1:19)

- O cordeiro precisava ser morto:
"... e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde." (Êxodo 12:6b)

"... Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto." (João 12:24b)

- O sangue tinha de ser aplicado:
"Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras, na verga da porta, nas casas em que o comerem." (Êxodo 12:7)

"Com efeito, quase todas as cousas, segundo a Lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão." (Hebreus 9:22)

Portanto, a Páscoa nos traz a memória a libertação do povo da escravidão do Egito e a morte de Cristo para nossa salvação.

Daí eu pergunto: Coelhinho da Páscoa, o que fizeste por mim?

O coelhinho não deu sua vida para que eu tivesse o perdão!
O coelhinho não deu seu sangue, gota por gota, para que eu tivesse a salvação da minha alma!
Não foi o sangue de um coelhinho que me deu direito à vida, mas o sangue do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Ah! Ia me esquecendo!
Galera, coelho sequer bota ovo! Como um coelhinho e os ovos estão sempre associados durante esse período?

Sei, sei...
Chocolate é muito bom!
E eu quero ganhar também!
Mas não vamos permitir que uma fábula tome o lugar do real e verdadeiro significado dessa data.

Feliz Páscoa!

Fonte: Blog Apodi pra Jesus.  O titulo da matéria neste blog, não é o mesmo da retirada do autor do post.

HOMENAGEM A UM JOVEM GUERREIRO, QUE PELA FÉ ALCANÇOU À VITORIA.

Hoje Joézer Carvalho faria 18 anos. 


21 de abril de 2011, este dia poderia ser comemorado com muitos festejos, muitos abraços e apertos de mãos, além de muitos presentes, pois, esta data marca o dia do nascimento de um verdadeiro guerreiro, um jovenzinho que tive a oportunidade de conhecê-lo e chama-lo de amigo, um jovem conselheiro , maduro e de uma inteligência incontestável. Porém, neste dia, nós só poderemo lembrar do nascimento e da tragetória de vida desse jovem, fisicamente ele já não encontra-se conosco, más, lembramos dele todos os dias através de suas marcas deixadas.
Sua ausência nos entristece e nos faz refletir diariamente o tamanho da importância de uma boa amizade, construídas no alicesse da fé, que nos move todos os dias.
A história de vida de Joézer, jamais será esquecida, todos os dias nos lembramos dele, a voz, o sorriso, o andar, os conselhos, as broncas, as pirraças. Enfim, tudo aquilo que ele viveu com cada um de nós, seus amigos. Não será esquecido!
Por nossa fé somos confortados, sabemos que ele encontra-se em um lugar bem melhor que o nosso. Joézer foi e continua sendo tão especial, que nosso Deus o levou, para que ele não se corrompesse neste mundo, bem como para que ele estivesse ao seu lado.
De todos os seus amigos e familiares, com carinho e amor nossa homenagem ao saudoso Joézer Carlos de Carvalho Fernandes. Em memória.

PRESIDENTE DO CPC-RN VISITA MOSSORÓ, UPANEMA, CURRAIS NOVOS E SANTA CRUZ RUMO AO IV EEC

Eduardo acompanhou a visita da governadora, Rosalba Ciarlii a Central do Cidadão em Mossoró-RN
Eduardo aproveitou e tirou essa foto co a Prefeita, Fafá Rosado
Eduardo esteve em audiência com a Gerente Executiva de Cultura de Mossoró, Clézia Barreto, falando do IV ENCONTRO ESTADUAL DE CULTURA - IV EEC
Eduardo em audiência com o Reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros, em pauta: o CAMPUS DA UERN em Nova Cruz-RN
Eduardo dando entrevista na Rádio Difusora de Mossoró, no "Pograma Carlos Santos", assunto: IV EEC em Currais Novos-RN
Eduardo com o presidente do Sindicato dos Radialistas de Mossoró, Rui Mauricio
Em Upanema, Eduardo reuniu-se com lideranças estudantis (GEAF). Assunto: IV EEC
Pose para fotos, após reunião. Rumo ao IV EEC
Eduardo reunido com diretoria do MESC-Santa Cruz e Grêmios: Assunto: IV EEC
Reunião bastante proveitosa em Santa Cruz-RN
" Esses contatos foram importantes para a unificação e conhecimento da importância do Centro Potiguar de Cultura-CPC-RN no Estado do RN. O IV Econcontro Estadual de Cultura vai ser importantissimo pelo fato de estarem presentes vários artistas culturais e grupos de danças e teatro, será um mmento impar! Continuaremos nesse caminho, buscando identificar novos talentos. Brevemente teremos sub sedes em várias regiões para aproximarmos mais desses talentos". Concluiu Eduardo Vasconcelos-presidente do CPC-RN.

Fonte: Blog da ANE-RN

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CAMPANHA NACIONAL DE REFORMA POLÍTICA: EU VOTO DISTRITAL

O Voto Distrital é um sistema eleitoral que permite fiscalizar de perto o político eleito e assim podemos realizar as mudanças que desejamos ver no Brasil. É o cidadão com mais poder de decisão. Conheça. Assine. Mobilize.

O absurdo do nosso sistema eleitoral

Dos 513 deputados federais eleitos em 2010, apenas 38 foram realmente eleitos com seus próprios votos. O restante acaba chegando ao congresso não por seu próprio mérito, mas porque ganha votos de seus colegas de partido e coligação. Estes são conhecidos como “puxadores de votos”.  É o caso do Tiririca que levou outros 3 candidatos que não teriam sido eleitos sozinhos. Ou ainda, em eleições passadas, o Clodovil que puxou o candidato Coronel Jairo Paes de Lira, mesmo tendo ideologias contrárias.
Isso nos faz pensar: por que temos um sistema eleitoral com essas falhas? Como mudar esta situação? A reportagem feita pela TV Câmara que entrevista o professor Ricardo Caldas traz uma boa visão sobre o que acontece com o sistema eleitoral e como o voto distrital majoritário, defendido pelo movimento #euvotodistrital é a melhor solução.

O que você acha disso? Assista o vídeo e dê a sua opinião.

Para maiores informações acesse: http://www.euvotodistrital.org.br/

FONTE: #EU VOTO DISTRITAL