quinta-feira, 31 de março de 2011

UFERSA investe na frota

Nova aquisição da UFERSA
Já se encontram na garagem da Universidade Federal Rural do Semi-Árido mais dois novos veículos comprados para a frota de transportes da Universidade. Trata-se de um ônibus Comil, modelo 18-320, da Volksbus, e da Pick-up tipo Ford Ranger, ambos ano 2011, representando um investimento de R$ 500 mil.
Segundo o chefe do setor de transporte da UFERSA, Hermes Luiz, o ônibus, com capacidade para até 42 passageiros, é ideal para viagens de longa distância, pois possui motor com potência de 320 cavalos. O coletivo ainda é equipado com banheiro, ar-condicionado, sistema de som MP3, cintos de segurança em todas as poltronas, suspensão a ar, amplo bagageiro com trava de segurança e motor traseiro.
Aquisições de novos veículos da UFERSA
Esse é o quarto ônibus integrado a frota de coletivos da UFERSA, que ainda possui dois microônibus e uma Van com 16 lugares. “A chegada de um veículo desse nível permitirá o deslocamento de alunos e professores para participarem de eventos a longa distância com o máximo de conforto e segurança”, frisou Hermes.

Fonte e imagens: Passos Jr. – assessor de comunicação da UFERSA
Via: Blog do Lindaura Silva.

Inauguração do Centro Estudantil Upanemense.


Faltam poucos dias para a inauguração da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Upanema/RN (UMES-UP), além da inauguração teremos a posse dos diretores que irão compor esta entidade. O projeto para a implantação da  Umes em Upanema, foi apresentado pelo ex-presidente do Grêmio Estudantil Aldo Felinto, Edinael Castro (EU), esse projeto foi apresentado no 1º Congresso Estudantil de Upanema, onde contamos com a presença de vários setores da sociedade e estudante para discutirmos e assim aprová-lo. 

Diretoria:

A direção da entidade será em caráter provisório, quase todos os membros foram selecionados para fazer parte, foram escolhidos alunos das quatro maiores escolas do município (Calazans, Alfredo, Maria Gorete e Vicente de Paula Rocha), saiu algumas listas de alunos cotados, porém, diante de alguns fatos ocorridos e com proporções gigantescas essa lista sofrerá modificações, muitos dos que estão na atual lista, não será mais empossados.
Logo mais traremos mais informações sobre o local onde ficará a sede da UMES e os novos membros cotados.

SOMOS MUITOS E TEMOS VOZ. UMES, O PODER NAS MÃOS DOS ESTUDANTES.

Prova ABC vai detectar nível de alfabetização no início do ensino fundamental

Alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental participam nesta semana de uma nova avaliação que pretende detectar o nível de alfabetização das crianças que completaram os três primeiros anos desse nível de ensino. A Prova ABC é uma iniciativa do Movimento Todos pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
As avaliações oficiais existentes hoje no país medem o desempenho dos alunos a partir do 5° ano do ensino fundamental. Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscilla Cruz, é importante que o Brasil implemente um instrumento para medir a alfabetização dos alunos mais novos, de forma que as políticas públicas possam ser corrigidas a tempo.
“Se você não tem uma criança alfabetizada plenamente até os 8 anos de idade, o aprendizado a que ela tem direito no futuro não ocorrerá. O instrumento inicial de compreensão do mundo é a alfabetização”, afirma.
Foram selecionados 6 mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para participar da prova. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho.
Desde 2008 o Ministério da Educação envia às escolas públicas do país a Provinha Brasil, um teste aplicado pelos próprios professores a alunos do 2° ano do ensino fundamental. Os resultados não são divulgados e servem apenas como diagnóstico para os educadores avaliarem o nível de aprendizagem dos estudantes. Priscilla acredita que é necessária uma prova externa e que cubra todo o país.
“Avaliação não é para punir ninguém, mas um instrumento para garantir a qualidade. O direito de aprender está na Constituição Federal, mas como a sociedade pode exigir se não há uma avaliação externa que diga se elas estão aprendendo ou não?”, pergunta.
Em 2008, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabiam ler nem escrever. Desse total, 84,5% frequentavam a escola.

Fonte: Agência Brasil

Acesse: Fatos e Efeitos de Aldo Carvalho.

O amigo e professor Aldo Carvalho está gerenciando mais um blog, ele que é proprietário dos blogues, “A VISÃO DA ERA” e “FATOS E EFEITOS”, sendo assim, queremos recomendar seu mais novo blog, o “FATOS E EFEITOS”. Acesse, estamos disponibilizando o link na nossa barra lateral de blogues.

Pedimos ainda a todos os nossos leitores para acessarem os blogues e sites que encontram-se na barra de blogues deste espaço (que fica ao lado), todos eles são nossos parceiros, pessoas comprometidas com as notícias, recomendo todos eles.

Para acessar o referido blog clique AQUI.

Matéria enviada pelo professor Dário Alessandro.

Republico matéria do site Do G1, 22/03/2011

O Ministério da Educação vai conceder bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (22). Em evento no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21), o ministro Fernando Haddad já havia anunciado o programa. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.
saiba mais

Segundo o MEC, a medida faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. Quem não cumprir a exigência terá de devolver o dinheiro.

O benefício será liberado a cada mês de março e terá vigência máxima de 24 meses. De acordo com o MEC, há possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que sejam ministrados em cursos aprovados pela Capes e consideradas situações de interesse específico do Estado. Os critérios de seleção serão definidos pelas próprias instituições de ensino.

NOTA DO EDCM NEWS - Quero agradecer ao professor Dário por ter nos enviado essa matéria. Muito Obrigado!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Eleições


Democracia na Escola: 

A Escola Estadual José Calazans Freire esta se preparando para mais um pleito, onde os funcionários e alunos elegerão a nova diretoria para o biênio 2012-2014. A eleição está marcada para novembro, já temos alguns nomes fortes para disputar essa eleição, pessoas capazes, e que sem dúvidas farão um bom trabalho, dando continuidade às metas traçadas pela atual gestão.
A atual gestão é composta por Antonio Nicácio da Silva (diretor) e Leonilde Sobral Dantas (vice-diretora), não tenho palavras para falar desses dois grandes gestores, profissionais comprometidos com a educação, e acima de tudo grandes amigos.  Nicácio e Léa como são popularmente conhecidos, chegaram e botaram ordem na “casa”, fizeram com que os alunos passassem a respeitar o ambiente escolar, e graças a isso, nossa escola passou a ser reconhecida por toda a população e por ela respeitada.
O Calazans Freire conta hoje com um excelente laboratório de informática, uma biblioteca com acervo diversificado, um laboratório de química que também é excelente, estrutura física readaptada, educação crescendo cada vez mais como mostra o IDEB, tudo isso com a contribuição de Nicácio e Léa a qual queremos merecidamente parabenizá-los.
O atual diretor conseguiu muitas vitórias frente a sua gestão. A meu ver, é fundamental a reeleição de Antonio Nicácio, para que ele venha contribuir ainda mais, a escola hoje é muito moralizada, graças a ele, e com ele sem dúvidas essa moralização continuará. O Calazans não pode voltar atrás, tem que seguir em frente. Segundo informações, o atual diretor não quer sua reeleição, é uma pena.
O Grêmio Estudantil é essencial na escolha do novo gestor, sendo que o mesmo tem o contato direto com os alunos, e através do CRT (Conselho de Representantes de Turmas) poderão induzir o aluno na escolha certa, que venha beneficiar a todos, funcionários, alunos, conselhos e Grêmio Estudantil.

Estados e municípios têm até 5ª feira, 31, para prestar contas dos gastos com merenda escolar

Termina na próxima quinta-feira, 31, o prazo para estados e municípios apresentarem a prestação de contas dos recursos recebidos do governo federal, em 2010, para a alimentação escolar. Quem não enviar a documentação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ou não comprovar a correta destinação do dinheiro, pode ficar sem o apoio financeiro federal para a merenda.
Isso não significa que os alunos vão ficar sem comida. Pela Constituição, a alimentação escolar é um dever dos três entes federados, ou seja, da União, dos estados e dos municípios. Caso o governo federal suspenda a transferência por problemas causados pelos estados ou municípios, cabe a eles fornecer a merenda com recursos próprios.
O orçamento do programa para 2011 é de R$ 3 bilhões. Os repasses são feitos mensalmente, em dez parcelas, durante o ano letivo. As duas primeiras são pagas automaticamente no início de cada ano. A partir da terceira, quem não entregar a prestação de contas tem os recursos bloqueados.
Conselhos – Além de problemas na prestação de contas, outro fator pode impedir o repasse do dinheiro: a inexistência de conselho de alimentação escolar, obrigatório a cada estado e município. Levantamento feito pelo FNDE na última sexta-feira, 25, mostra que 116 prefeituras têm conselhos com o mandato vencido e, por isso, estão impedidas de receber os recursos do programa de alimentação escolar.
O processo de prestação de contas começa no início do ano. O gestor estadual ou municipal deve juntar extratos bancários, demonstrativo sintético de execução físico-financeira e relatório de gestão do programa e encaminhá-los, até o dia 15 de fevereiro, ao conselho de alimentação escolar local.
Encarregado de acompanhar e fiscalizar a execução do programa em cada município ou estado, o conselho analisa a documentação e emite parecer aprovando ou não as contas. O parecer e os documentos da prestação de contas devem ser remetidos até 31 de março ao FNDE, que faz a análise final.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Comunidade de Vila Valério (ES) se reúne para discutir ações de mobilização



Localizado a cerca de 200 km de distância de Vitória, capital do Espírito Santo, e com uma população em torno de 13,8 mil habitantes (IBGE,2010), Vila Valério é mais um dos municípios do projeto Parceria Votorantim pela Educação que tem avançado com as ações de mobilização social e apoio à gestão pública local.
Nos dias 16 e 17 de março, os mobilizadores Narcísio Loss e Douglas Peixoto, ambos funcionários da Fibria na região, juntamente com o consultor técnico Paulo César Aragão, estiveram na cidade para dar início ao plano estratégico do ciclo 1 de trabalho do projeto.
Vila Valério - ciclo 1 reuniões (3)A primeira atividade organizada pelo grupo foi uma reunião com os agentes-chave do município. O intuito do encontro foi apresentar a nova metodologia do Parceria e discutir possíveis ações que visem a disseminação do valor da educação para a comunidade e, em especial para as famílias, tema deste primeiro ciclo de atuação. Entre os participantes da reunião estavam o Secretário Municipal de Educação, Luciano Tetzner, representantes da Câmara dos Vereadores, além de diversos professores e diretores de escola.
O evento também foi prestigiado por comunicadores da Rádio Parada Viva, principal veículo de imprensa da cidade e agente-chave de grande relevância para o projeto por sua abrangência e facilidade de levar informação a uma grande parcela da população local. Em Vila Valério, 70% dos habitantes vivem na zona rural, por isso as rádios são importantes.
“Nossa proposta com essas ações é motivar os integrantes do grupo a contribuir, cada um a sua maneira, para a melhoria do ensino na cidade e estimular o surgimento de novas ideias de mobilização”, diz Douglas.
Vila Valério - ciclo 1 reuniões (2)No segundo dia da visita foi a vez da equipe do Parceria se reunir com o Grupo de Apoio à Gestão Pública. O Secretário de Educação novamente recebeu os mobilizadores e convidou toda a equipe pedagógica do município para integrar a reunião. Juntos o grupo debateu a questão dos sistemas de avaliação de ensino hoje disponíveis pelo Ministério da Educação (MEC) e a importância dos mesmos como ferramentas de gestão.
Segundo os mobilizadores a receptividade quanto às propostas do projeto e a participação dos agentes-chave envolvidos foi muito positiva nas duas reuniões. Tanto que os grupos já saíram das reuniões dispostos a arregaçar as mangas e iniciar o trabalho. Os grupos se propuseram desde já a distribuir 600 exemplares da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”. Da pauta discutida surgiram, ainda, boas sugestões como, por exemplo, buscar o apoio de agentes de saúde municipais e também das igrejas para ajudarem no trabalho de sensibilização das famílias.

Por Cleide Quinália / Blog Educação

terça-feira, 29 de março de 2011

Professores iniciam greve segunda-feira

Os professores e funcionários da rede municipal de educação de Upanema decidiram adotar o último recurso para conquistar reajuste salarial.

Em assembléia realizada na tarde desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal, os servidores aprovaram a realização de greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 04 de abril.

Durante discussão no plenário da Câmara, os servidores da educação entenderam que a paralisação é única maneira existente para levar à prefeita de Upanema, Maristela Freire, a apresentar uma proposta de reajuste salarial para a categoria. ‘Já usamos todas as alternativas sem sucesso. Tentamos conversar, realizamos paradas de advertência, mas a prefeita até agora não se manifestou. Agora, só nos resta à greve’, salientou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), Rosemary Sobral.

A greve foi aprovada, mas foi bastante lamentada pelos professores. ‘Não queríamos chegar a esse ponto. A paralisação só atrapalha a educação, prejudicando a toda comunidade escolar, especialmente os estudantes’, observou o professor de matemática da Escola Municipal Professora Maria Gorete, Josiel Gondim.

Rosemary Sobral destacou que a greve pode ser cancelada se a prefeita apresentar uma proposta de reajuste salarial até a próxima sexta-feira, 01 de abril. ‘Só depende dela. O que nós queremos é abrir negociação. Coisa que Maristela ainda não fez’, relatou.

Outros procedimentos serão adotados pela categoria. Rosemary informou que na próxima quinta-feira, 31, vai procurar e solicitar a participação do Ministério Público no processo de negociação. ‘Vamos mostrar ao promotor o que está acontecendo e solicitar que seja feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura. Vamos tentar a intermediação da promotoria’, declarou à sindicalista.

O Sindserpup também vai solicitar a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o assunto.

Os professores reclamam reajuste salarial para reparar as perdas dos últimos anos, superior a 24%, segundo Rosemary. ‘Há quase três anos que não temos reajuste e estamos com salários bastante defasados’, relatou.

Hoje, após 48 horas de paralisação, os professores retornam à sala de aula. Até a próxima sexta-feira, 01, as escolas funcionarão normalmente. ‘Vamos aproveitar esses três dias para conversar com os pais dos alunos. Mostrar para elas o que está acontecendo na educação municipal. Queremos contar com o apoio deles nessa luta para melhorar o ensino público em Upanema’, finalizou Rosemary.

MAIS INFORMAÇÕES
Magnos Alves
Assessor de Imprensa do Sindserpup
9935-1600

Rosemary Sobral
Presidente do Sindserpup
9666-3338

Fonte: Blog Upanema News - Por Silva Júnior

Alcoolismo na juventude e adolescência




Você pode estar se perguntando: - Porque um assunto desses num site considerado cristão?

Pois é... Assim como existem adolescentes e jovens cristãos que ainda dão ibope para cantores seculares, sempre usando a famosa frase "Não tem nada a ver!", existem jovens e adolescentes que frequentam Igrejas e estão bebendo escondido de seus pais. Os pais, por eles ou elas estarem na Igreja, se desguarnecem e nem sequer imaginam que seus filhos estão nessa onda de doido.

Vamos lá!

Ser um alcoólatra quando jovem implica em problemas até mais graves do que quando se é adulto. Isso porque o abuso do álcool pode alterar o sistema nervoso que ainda está em formação. O resultado: causa dependência de forma mais rápida e destruidora do que em pessoas maiores de 21 anos, segundo Sérgio Duailib, especialista em dependência química e doutor pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
- Quanto mais precoce se inicia o consumo de álcool, mais cedo a bebida vai atingir o sistema nervoso. Essa estimulação precoce leva à repetição do comportamento de forma bem mais frequente do que em um cérebro de um adulto, que já está totalmente formado e preparado para receber e reagir a esses estímulos.
O resultado das bebedeiras tende a influenciar de forma crítica o aprendizado e a vida social desse jovem.
- A dependência leva à tolerância da bebida e esse jovem vai precisar cada vez mais dela para conseguir o mesmo efeito. Isso vai levar à queda do rendimento escolar e alteração do comportamento.
Tratamento
O alcoolismo juvenil deve ser tratado. O ideal é procurar um médico psiquiatra, que tem condição de analisar o comportamento e administrar medicação adequada, da mesma forma como são tratados alcoólatras de qualquer idade. O diferencial, nesses casos, no entanto, é saber como lidar com um paciente mais jovem. Por isso, Katz indica aos pais a procura por especialistas em tratamento de adolescentes.
- O adolescente é muito mais impulso do que emoção. Com eles tem que se buscar primeiro uma questão motivacional, trabalhar com reforços positivos, e descobrir se ele sofre de outros quadros como ansiedade, déficit de atenção ou depressão, antes de tratar.
Queridos pais e responsáveis, fiquem ligados!
Vocês podem ter um alcoólatra dentro de casa e não sabe... Lembra da frase "os pais são os últimos a saber"?
Últimos a saber e os primeiros e únicos que seguram a bomba no final de tudo.
Acompanhe de perto os passos de seus filhos e filhas, mesmo eles estando na Igreja!
 
FONTE: APODI PRA JESUS!

NOTA DE PESAR - JOSÉ ALENCAR, ETERNO GUERREIRO!

Em dos momentos que Lula e dilma visitaram José Alencar

Posse de Lula e José alencar
Na tarde de terça-feira, 29 de março, o ex-vice-presidente José Alencar, deixa o cenário político e entra para a história do Brasil. É com muito pesar que a diretoria do CPC-RN, da ANE-RN, do CPC da ANE-RN, da AMES-NOVA CRUZ-RN e do MESC-SANTA CRUZ-RN,  presta homenagem ao homem guerreiro, que teve em sua identidade a simplicidade, a ética e a luta pela democracia.

Seu falecimento, ocorreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo,e marcou o fim da luta contra um câncer abdominal desde 1997. Aos 79 anos, Alencar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas".

Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal. José de Alencar deixou sua marca colocando cada tijolo, um por um, em sua história. Foi de vendedor a empresário e de empresário à vice-presidente da República.
 
FONTE: A "ANE" LIGADA EM VOCÊ!

segunda-feira, 28 de março de 2011

A paciência é uma virtude que pode ser cultivada

O medo de não termos tempo para nada diminui nossa eficiência e capacidade de atuação. Quanto mais conseguimos nos manter tranquilos ao estarmos sob pressão, mais capacidade temos de agir, porque usamos a parte racional da mente para nos ajudar.
Perdemos a paciência porque não aceitamos os fatos como são. Exigimos, inconscientemente, que tudo seja como planejamos. Isso é uma ilusão. O imediatismo é próprio da personalidade imatura, incapaz de identificar as verdadeiras dimensões da realidade.
Se você não consegue se controlar quando tudo foge do planejado e inveja secretamente a calma daquela amiga, não desista. A paciência é fruto do trabalho de autoeducação, do aprimoramento de nossa personalidade. Só a teremos em situações maiores se a tivermos treinado nas coisas pequenas. E, muitas vezes, é um trabalho para toda a vida.

01. Inspire e expire
Ao realizar exercícios respiratórios, alteramos padrões de pensamento e comportamento. Bastam três repetições diariamente para acalmar e aumentar a autoconsciência.

02. Tenha um espaço vazio na rotina
Saia para dar uma volta e admire a beleza do mundo. O belo desperta sentidos anestesiados pela correria insana de todos os dias. Abra um espaço para pensar em nada, nem que ele tenha a duração de uma xícara de chá à beira da janela. Assim você digere o que tem vivido.

03. Extravase
Dependendo do grau de irritação, apenas respirar ou caminhar podem não ser suficientes para conter os sentimentos irracionais. Nessas horas, o melhor a fazer é extravasar a cólera. Chore, grite se sentir vontade. De preferência, poupando quem não tem nada a ver com a história.

FONTE: Redevida


Educação Integral é tema de seminário internacional em São Paulo

Data: 29 de março de 2011 14:30 até 30 de março de 2011 18:00

A Fundação Itaú Social e o Unicef promovem nos próximos dias 29 e 30 de março, em São Paulo, o Seminário Internacional de Educação Integral. Na ocasião também será realizada a cerimônia de lançamento da 9ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef.
O educador espanhol Cesar Muñoz Jiménez e a diretora de Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, estão entre os especialistas convidados. Além das palestras, o evento prevê, ainda, o lançamento da publicação “Tendências para a Educação Integral”.
O seminário acontece no Espaço APAS Centro de Conveções, localizado na Rua Pio XI, 1.200, no Alto da Lapa, região oeste da Capital. Para participar é preciso confirmar presença pelo e-mail premioitauunicef@nineoclock.com.br ou pelo telefone 0800-773-0152.

Confira abaixo a programação:

29 de março de 2011, terça-feira
14h30 – Credenciamento
15h30 – Abertura
16h00 – Palestra – Educação integral: experiências que transformam
(César Muñoz Jiménez – CIPIAU – Barcelona – Espanha, Mediação: Professora Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde – Universidade Federal do Paraná)
17h00 – Debate
18h00 – Encerramento
19h00 – Café com apresentação do conjunto Choro das 3
21h00 – Coquetel
30 de março de 2011, quarta-feira
09h00 – Lançamento  da publicação “Tendências para Educação Integral”
10h00 – Mesa 1 – Metodologias inovadoras de integração de tempos, espaços e conteúdos
(Maria do Carmo Brant de Carvalho – CENPEC e Guillermo Alonso Angulo – IPEAAC – México. Mediação: Maria de Salete Silva – Unicef Brasil)
11h30 – Debate
12h12 – Brunch
14h00 – Mesa 2 – Educação integral: envolvimento da família e valorização dos saberes da comunidade
(Macaé Evaristo – Secretaria de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte – MG, Elena Duto – Argentina, Carolina Crisóstomo Fernandez – Programa Puente – Chile. Mediação: Fundação Itaú Social)
15h30 – Debate
16h00 – Café
16h30 – Mesa 3 – Intersetorialidade em diálogo
(Cleuza Repulho – UNDIME, Ieda Nobre de Castro – CONGEMAS. Jaqueline Moll – Ministério da Educação, Marta Porto – Ministério da Cultura, Aidé Cançado Almeira – Ministério do Desenvolvimento Social. Mediação: Mônica Dias Pinto – Canal Futura)
18h00 – Encerramento

Com informações da assessoria de comunicação

Câmara cria comissão especial para acelerar tramitação de projeto sobre PNE

A Câmara dos Deputados acaba de criar uma comissão especial para analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. O projeto de lei estabelece 20 metas educacionais que o país deverá cumprir até o fim da década.
A criação da comissão especial vai acelerar a tramitação do projeto na Casa. A previsão inicial era que o PNE fosse apreciado pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser enviado ao Senado. Agora, a comissão especial será a única instância de análise. O grupo será formado por 25 deputados titulares e mais 25 suplentes, indicados pelos partidos.
O projeto de lei apresentado pelo MEC é composto por 20 metas que deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020. Entre elas estão: o aumento de matrículas na educação infantil e no ensino superior, medidas de valorização do magistério e aumento do financiamento público para o setor. As bases da proposta foram discutidas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) que reuniu 2 mil participantes no ano passado.
Na opinião do ministro da Educação Fernando Haddad a proposta da comissão especial é positiva. Segundo ele, o debate será mais qualificado e a tramitação mais rápida. A previsão do MEC é que o projeto seja aprovado pela Casa até o fim do primeiro semestre.

Com informações da Agência Brasil

domingo, 27 de março de 2011

De olho no vestibular

1ª - Sentou-se NA MESA ou  À MESA?

O certo é sentar-se à mesa.
Todos podem sentar-se “na mesa”, mas é falta de educação e a mesa pode não aguentar.
Nós nos sentamos à mesa. Devemos usar o acento da crase porque “à mesa” é um adjunto adverbial de lugar.

.:::Eleições 2012:::.

João Nunes 2012?

Pois é! Ouvir falar, e até tive a oportunidade de escutar o próprio João Nunes dizer que buscará uma vaga na Câmara Municipal de Upanema nessa eleição municipal que se aproxima, o mesmo disse ainda que caso seu nome não seja viável ao pleito, colocará sua esposa (Kátia Carvalho) para pleitear essa vaga. Kátia Carvalho faz parte do Conselho Tutelar de Upanema (conselho esse que não funciona). João Nunes até já confeccionou algumas camisetas com a seguinte frase: João Nunes 2012.
 
Vamos esperar o desfecho dessa novela que toma proporções drásticas e lamentáveis a cada dia e a cada nome “novo” que aparece.  

Essa é boa!

Há, vi uma servidora pública municipal dizer hoje que também será candidata, porém, ela dizia que não precisaria ganhar, apenas queria passar três meses sem trabalhar; segundo a servidora, a mesma encontrava-se receosa por que a disseram que caso ela não conseguisse obter uma quantidade mínima de votos perderia  o emprego. Pode uma coisa dessas.
Gostaria apenas de esclarecer que quando um servidor (a) público candidata-se a um cargo eletivo, ele (a) tem o direito de  se afastar das suas funções pelo período de três meses, já a perda do cargo em relação aos votos, isso não é verdade!

ANIVERSÁRIO DE IBAMAR COSTA

Ibinha, como é mais conhecido, está aniversariando hoje, e não poderíamos de deixar de parabenizá-lo.
Ibinha é uma pessoa querida, bem relacionada e cheio de amigos, Ele tem prestado um importante serviço ao SINDSERPUP e atuado bastante em conselhos municipais.
Mais tarde estaremos lá em seu Luiz, no sítio pereiros para comemorar junto à sua família que é tão nobre e especial e receptiva!
Parabéns, muita saúde, paz e que Deus te abençoe!
De toda a equipe do SINDSERPUP!

Fonte: Blog Ser Pensante

Meu Comentário - Também não poderia deixar de parabezinar meu grande amigo Ibamar (Ibinha), como já falou Rosinha, ele é uma pessoa simples más de um caráter sem igual, uma pessoa de bom coração, humilde, trabalhador, disposto sempre a ajudar o próximo. Parabéns! Muitos anos de vida, que Deus te abençoe.

sábado, 26 de março de 2011

Série: curiosidades

Por que a coruja é o símbolo da pedagogia?

      Ao pé da letra, pedagogo é aquele que conduz crianças.
     As corujas são o símbolo da filosofia e da pedagogia devido à inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. A coruja tem visão 180% superior ao do homem.
      Pra cuidar de criança tem que ser quase um super herói, pra ficar atento a tudo, ser sensível, ter argumentos pra usar com crianças e precisa ser inteligente.
      O símbolo da pedagogia é a coruja. As corujas são o símbolo da filosofia e da pedagogia devido a inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. A coruja tem visão 180% superior ao do homem. Ela enxerga tudo ao seu redor apesar de ser daltônica (não vê a cor vermelha) e pode mexer completamente a cabeça (gira-a para todos os lados pois tem os olhos completamente separados). É muito difícil enganá-la, ela percebe segundas intenções. Caça somente para saciar a fome. Não armazena comida, se alimenta de insetos e ratos. Cuida muito bem da sua prole, o macho é quem cuida dos filhotes, ela é quem vai à caça. É muito difícil criá-la em cativeiro, ela não aceita bem a prisão. Ela também é muito ligada à sua família, não abandona os filhos em hipótese alguma.

Estudante expulso da UFRN recorre à Justiça


O estudante expulso da UFRN sob a acusação de ter fraudado o processo de ingresso na universidade através do argumento de inclusão, Antônio Gomes, recorreu da decisão na Justiça. Ele afirma ter sido usado como "bode expiatório" e alega que não existe nada no edital que regula a seleção de vestilandos impedindo a tentativa de ingresso através da realização do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), mesmo para aqueles que tenham estudado antes em instituições privadas de ensino.

De acordo com informações dadas pela secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, que no período do escândalo de fraude exercia o cargo de presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), mesmo com o início das aulas do primeiro semestre na UFRN, uma comissão composta por funcionários e professores da instituição continua investigando os outros seis possíveis casos de fraude.

Antônio Gomes acredita ter sido expulso para dar o exemplo para outros que eventualmente venham a usufruir do argumento de inclusão e possuam histórico em instituições privadas. "Me colocaram como um bode expiatório. Mas eles precisam mudar o edital, pois ele está cheio de brechas. Não diz em lugar nenhum que não podemos usufruir do direito de entrar na UFRN através do EJA, independente de outros históricos", contou. Betânia Ramalho relatou que a UFRN está revendo os critérios para os alunos do EJA.

"Respondo pelo caso, pois saí recentemente da Comperve e estive à frente da composição das políticas de inclusão social na universidade. O que eu afirmo é que as novas propostas para o edital serão aplicadas para que não aconteça de pessoas usarem de má-fé e se aproveitarem de eventuais erros", afirmou a secretária.

Antônio Gomes aguarda o resultado de seu recurso na justiça e diz que espera ter direito a usufruir da vaga e de ser indenizado por danos morais.

FONTE: Blog da Escola Lindaura Silva

Bons Modos:

Bons Modos: A diário, a vida nos apresenta situações para as quais devemos atuar com certo caráter. O que é difícil é saber como enfrentar alguns momentos com a educação apropriada para nos comportarmos ante os outros e nós mesmos como pessoas decentes e equilibradas.

Os bons modos são essenciais na nossa vida íntima de casal ou na hora de querer dar una boa impressão a essa pessoa que nos atrai.

Muitos acham que a cortesia e a amabilidade são aspectos do passado que já não são considerados. Isto é um erro fatal. A gentileza e a boa educação são de grande importância para afinar detalhes nas relações pessoais, além de contribuir a facilitar a convivência com os seres amados e, no caso dos casais, a manter o respeito e o gosto mutuo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Acredite!

Não deixem de ler. Vale muito a pena.

Um rapaz pediu a Jesus um emprego, e uma mulher que o amasse muito.


No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anuncio de emprego.


 Ele foi, viu a fila muito grande e disse: eles são melhores do q eu, e foi embora.


No caminho, um garoto lhe deu uma rosa ....no ônibus ele chateado joga a rosa fora.


 E ao chegar em casa briga com Jesus

 É assim que me tratas? É assim que me amas ?


 E vai dormir. Em sonho, Jesus lhe diz:


O emprego era seu, mas vc ñ confiou e desistiu antes mesmo de lutar;
aquela rosa foi eu que te dei... inspirei aquela criança a lhe dar!!!

O amor da sua vida, estava sentada ao seu lado, em vez de vc dar a rosa a ela, jogou fora.


Vc entendeu como Jesus age na sua vida?


 Ele abre as portas te mostra o caminho mas a tua fé é tão pouca que
desiste no primeiro obstáculo. Não desista confie que Jesus pode agir na
sua vida.


 Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé.


Passe adiante, já é um sinal que Jesus está agindo em sua vida!!!

”Não vamos nos agachar diante do poderia da caneta do governo federal”

Em entrevista exclusiva ao Informativo da Liderança, o novo líder Demóstenes Torres fala de suas expectativas sobre o cargo.

Foto: Agência Senado

O novo líder dos Democratas Demóstenes Torres (GO ) garantiu que o partido continuará exercendo o papel recebido pelas urnas: uma oposição programática, fiscalizadora e em defesa das bases constitucionais. E avisa: “Não vamos nos agachar diante do poderio da caneta do governo federal, mas vamos buscar o diálogo necessário para a harmonia dos poderes e o atendimento das demandas da população”.
Em sua primeira semana no novo cargo – Demóstenes substitui o senador José Agripino (RN), atual presidente da legenda -, o parlamentar recebeu a equipe da Liderança e falou do papel da oposição no Brasil, sua expectativa para a nova função e os principais desafios de se coordenar uma bancada menor: cinco senadores. “A oposição é qualitativa. Uma bancada reduzida traz dificuldades? Claro, mas nada que membros coesos e capacitados, como os nossos, não possam superar”, explica.
Abaixo, veja a íntegra da entrevista com o novo líder democrata:
Informativo Liderança: O senhor é o novo líder do DEM no Senado, cargo anteriormente ocupado pelo senador José Agripino, que ficou conhecido por seu perfil "conciliador". Qual será o perfil da liderança do senhor neste novo momento do partido?
Demóstenes Torres: O senador José Agripino realizou um grande trabalho na liderança do Democratas. Não é por menos que foi escolhido para conduzir o partido e resgatar nossas antigas bandeiras, tão importantes na redemocratização do país. A liderança do DEM no Senado vai manter a mesma postura adotada ao longo dos últimos anos: vamos fazer oposição. Uma oposição programática, voltada para a independência do Legislativo, para a fiscalização das ações do Executivo e de defesa das nossas bases constitucionais.
IL: Como será essa oposição?
DT: Não vamos nos agachar diante do poderio da caneta do governo federal, mas vamos buscar o diálogo necessário para a harmonia dos poderes e o atendimento das demandas da população. Entendemos que em um estado democrático a minoria legitima a maioria. O dissenso é a base da democracia.

IL: A bancada do DEM no Senado caiu mais da metade nesta legislatura. Eram 14 senadores e agora são apenas 5. Quais são os principais desafios de se liderar uma bancada menor?
DT: A oposição é qualitativa. Nós estamos aqui para debater propostas, para expor as fragilidades e apoiar as medidas necessárias para o país. Não foram poucos os momentos no início desta legislatura que os membros do Democratas no Senado Federal conseguiram reverter o apoio de senadores a medidas governistas por meio do diálogo, apontando estudos, mostrando alternativas.
IL: A oposição do DEM terá a mesma força?
DT: Uma bancada reduzida traz dificuldades? Claro, mas nada que membros coesos e capacitados, como os nossos, não possam superar.

IL: Quais são as expectativas do senhor para esse novo cargo?
DT: Fico honrado com a possibilidade de liderar meu partido no Senado Federal. Ainda mais em um momento delicado, quando vamos chegar a doze anos na oposição. Isso mostra a importância da coerência. É muito fácil defender um governo que é quase onipotente, o difícil é fazer ouvir a voz da discordância. Espero poder continuar auxiliando o meu estado e o meu país nessa tarefa fundamental para a democracia.

IL: Quais os principais projetos que a Liderança do DEM lutará este ano no Senado?
DT: Neste primeiro momento nós vamos trabalhar para que a Reforma Política realmente atinja o âmago dos problemas relacionados ao sistema eleitoral e ao modo como é realizada a representação popular. E também quero deixar claro que vamos continuar nessa tarefa hercúlea de combater os gastos públicos abusivos e assim finalmente desonerar a população de uma carga de impostos esmagadora; conquistar uma segurança pública eficaz e também garantir que toda criança tenha acesso ao ensino de qualidade com a escola em tempo integral; estimular o crescimento da nossa economia, sem esquecer que defender a sustentabilidade também é pensar no futuro; além de lutar por uma prestação jurisdicional mais ágil, para que todo brasileiro tenha certeza de que a Justiça é realmente igual para todos.

Fonte: Fernanda Domingues

Prêmio Viva Leitura tem inscrições abertas a partir do dia 28 de março

Data: 28 de março de 2011 8:00 até 20 de julho de 2011 18:00
A partir do próximo dia 28 de março estarão abertas as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Viva Leitura. Integrado ao Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), o prêmio foi criado em 2006 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), e é realizado e patrocinado pela Fundação Santillana, com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
O programa prevê edições anuais que devem acontecer até 2016 e tem por objetivo promover a leitura no país, sendo considerado a maior premiação individual de reconhecimento à leitura no Brasil.
Os interessados em participar podem se inscrever em 3 categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade (ONGs, pessoas físicas, pessoas jurídicas, instituições de ensino superior, instituições sociais e empresas públicas ou privadas), sendo esta última passível de outorgar “Menção Honrosa” a instituições públicas ou privadas que se adequem aos critérios presentes no regulamento do programa. Este ano as inscrições permanecem abertas até o dia 20 de julho.
O processo de seleção dos vencedores levará em conta a clareza entre os objetivos e os resultados alcançados, adequação do trabalho à idade do público alvo, pertinência do projeto com as características da comunidade a que se destina, qualidade, criatividade e potencial de replicabilidade.
Mais informações sobre o regulamento e a forma de inscrição podem ser obtidas no site http://www.premiovivaleitura.org.br/ a partir do dia 29 de março.

Com informações do Consed

Encontro reúne gestores públicos e agentes-chaves em Laranjeiras (SE)

O município de Laranjeiras, em Sergipe, é mais um dos integrantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação que começou a colocar em prática o plano estratégico referente ao primeiro ciclo de trabalho. No dia 21 fevereiro, a equipe de mobilização do projeto realizou um encontro que reuniu diversos gestores públicos da cidade. Entre os participantes estavam a Prefeita, Maria Ione Macedo Sobral; o Secretário de Educação, Geraldo Vieira da Silva; o Secretário de Cultura e Turismo, Irineu Silva Fontes Júnior; a Secretária de Assistência Social, Zulmira Maria Correia Sobral Bomfim; e o Secretário de Planejamento, Paulo Meneses Leite.
O objetivo da reunião foi apresentar a nova metodologia do projeto, destacando o apoio à gestão pública como uma das frentes de atuação, e discutir com o grupo caminhos para a implementação de ações de mobilização que visem a melhoria da qualidade do ensino no município.
Após uma longa conversa que, na avaliação da mobilizadora local, Paula Toze, foi bastante proveitosa, o grupo definiu dar ênfase à realização do plano de mobilização em três escolas, inicialmente. “A ideia é trabalhar mais ativamente com essas escolas de modo a otimizar os resultados, e, à medida que o projeto se fortalecer na cidade, daí, então, estender as ações para toda a rede”, explica a mobilizadora.
Ela conta que o intuito do grupo ao tomar esta decisão é evitar que as ações se dispersem. Em Laranjeiras, a rede de ensino ainda tem muitos problemas e apresenta um baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Há muito a ser feito nessas escolas, mas optamos por direcionar o potencial do projeto a um universo menor, o que nos permitirá ter um maior controle das ações e, consequentemente, resultados mais eficazes”, diz.
As escolas selecionadas para essa primeira etapa são: E.M. Dr. Lourival Baptista; E.M. Jose Monteiro Sobral; e E.M. Ver. Manoel Sizino Franco.
Um segundo encontro entre os gestores públicos e a equipe do projeto Parceria aconteceu no último dia 4 de março. A consultora técnica Ana Paula Melin, da Comunidade Educativa Cedac, também estava presente e abordou com o grupo a questão dos sistemas de avaliação de ensino do País, tema que abre o primeiro ciclo de atividades de apoio à gestão pública.
Mobilização social
Aproveitando a visita da consultora técnica na cidade, a equipe de mobilização também organizou um encontro com o grupo de agentes-chave externos para dar andamento às ações de mobilização social do projeto. De acordo com Paula Toze, todos participaram ativamente das discussões, dando ideias e tirando dúvidas, num clima de total entrosamento. “O grupo estava bastante engajado e disposto a trabalhar pela educação”, comemora.
Terminada a reunião, os agentes-chave já saíram com uma primeira missão a cumprir: realizar uma pesquisa com os familiares dos alunos das três escolas do projeto para saber como são feitas as reuniões de pais que acontecem periodicamente. A proposta é identificar as características dessas reuniões e avaliar com estes familiares o que eles acham que pode ser feito para aprimorar este importante canal de integração com a escola. Para isso, oito integrantes do grupo visitarão essas famílias para colher as informações. Ao todo serão aplicados cerca de 500 questionários na comunidade.
Os resultados desse levantamento serão apresentados posteriormente aos gestores públicos e a equipe pedagógica das escolas.  A partir desses dados também será realizado um encontro para abordar o tema com os pais, reforçando assim a importância de se valorizar a educação. Uma das ideias que surgiu na reunião foi a organização de uma peça teatral para falar sobre o conteúdo da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). “Esta seria uma forma eficaz de fazer com que a informação chegue igualmente para todos, já que na nossa comunidade existem pais que não foram alfabetizados e não teriam condições de ler a cartilha”, conclui a mobilizadora.

Por Cleide Quinália / Blog Educação

Educação infantil, fundamental e profissional são prioridade, diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na quarta-feira, 23 de março, que a educação infantil, o ensino fundamental e a educação profissional formam um tripé de ações, que tem o papel de alavancar o desempenho da educação no Brasil. A afirmação foi feita durante abertura dos trabalhos da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília.
“O conjunto de ações nessas áreas compõe, hoje, a pauta prioritária do MEC”, destacou Haddad. Na educação infantil, o ministro refere-se ao Proinfância, programa de construção e reestruturação de creches e pré-escolas, que foi incluído na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Em relação ao ensino fundamental, os avanços são relativos ao piso nacional do magistério, de R$ 1.187 em valores atuais, e a recente liberação de bolsas de mestrado para professores da educação básica.
Sobre a educação profissional, Haddad citou o programa de concessão de bolsas para estudantes da educação profissional, o Pronatec, e informou que o projeto de Lei que institui o programa será enviado ao Congresso em breve. O ministro também lembrou de ações já em curso, como a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica e o Brasil Profissionalizado. “Só para que os estados invistam em educação profissional, no âmbito do Brasil Profissionalizado, os recursos são de R$ 1,5 bilhões”.
Avanços
Ainda na Câmara, Haddad destacou os avanços da legislação brasileira no período de 2003 a 2010. Citou medidas como a extinção da Desvinculação dos Recursos da União (DRU) para a educação, o estabelecimento do ensino fundamental de nove anos e a criação do Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica (Fundeb).
Para 2011, segundo Haddad, a principal meta referente à legislação é a aprovação pelo Congresso do projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020. Na terça-feira, 22 de março, a Câmara dos Deputados criou uma comissão especial para facilitar a tramitação do projeto.

Fonte: MEC
Crédito da foto: Wanderlei Pessoa

quinta-feira, 24 de março de 2011

De olho no vestibular

Vírgula no lugar.

O uso correto da vírgula e a sua posição são tão importantes que, em alguns casos, se o sinal troca de lugar, muda todo o sentido de uma frase. E pode causar tanta confusão... Confira os exemplos.

- Um advogado escreve para o juiz: “Esse, juiz, é corrupto”, se referindo a um outro advogado. E, se elimina a vírgula: “Esse juiz é corrupto”, acaba ofendendo o juiz.

- Um amigo em situação complicada escreve ao outro: “Vamos perder, nada foi resolvido”. O outro se desespera, mas na verdade o que o amigo queria dizer era “Vamos perder nada, foi resolvido”.

E você, já leu ou escreveu alguma frase parecida com essas? Conte para nós aqui no blog. Contribua com nosco através dos comentários.

Secretária fala sobre formação de professores no fórum da Undime

Destacando o papel fundamental do professor na melhoria do Ensino Público no país e no Rio Grande do Norte, a secretária estadual de educação, professora Betânia Ramalho Leite, falou na tarde dessa quinta-feira (24) no 13º Fórum Estadual da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), realizado no Centro de Treinamento de Ponta Negra "João Paulo II".

"A formação de professores está vinculada diretamente a grande expectativa, e necessidade, da melhoria da Educação. O professor está inserido no epicentro da Educação", afirmou Betânia Ramalho em sua palestra aos secretários municipais de todo o Rio Grande do Norte.

Versando sobre o tema "Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente", a palestra da secretária também chamou a atenção para a necessidade de uma maior integração por parte dos gestores da Educação no Estado. "Todos estamos diante dos mesmos desafios. Tanto os secretários municipais de educação como nós da secretaria estadual. Precisamos caminhar juntos. Precisamos ter um projeto de Educação único para o Estado", ressaltou.

A professora Betânia Ramalho, na condição de secretária estadual de educação, é a presidente do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente. O Fórum foi instituído em 2009 pelo Ministério da Educação com a finalidade de disciplinar a política de formação continuada de professores da rede pública de Educação Básica. É composto por todas as instituições de Ensino Superior do Estado, a Undime, Sindicato dos Trabalhadores da Educação, e Fórum das Licenciaturas.

Antes da palestra da secretária Betânia Ramalho no evento da Undime, falou sobre o tema a professora Márcia Gurgel, da UFRN, destacando os objetivos do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente e os cursos oferecidos no Rio Grande do Norte.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte oferece hoje 10 cursos de licenciatura à distância para professores da Educação Básica em 14 pólos localizados em várias regiões do Estado. Oferece também 08 cursos de formação continuada.

O fórum da Undime prossegue nesta sexta (25) com palestras sobre: Merenda Escolar, Programa Mais Educação, Proinfo, Plano de Ação Articulada, e Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.

DIAS 28 E 29- VAMOS PARAR!

 PARADA DE ADVERTÊNCIA

Como deliberado pela categoria, a nova paralisação acontecerá por 48horas. Nos dias 28 e 29 de Março iremos paralisar as nossas atividades puxando uma assembleia para a terça-feira com o edital de convocação trazendo a pauta de indicativo de greve. Teremos a presença de sindicalistas da região, participação de artistas, apoio de lideranças políticas, vereadores, grêmio estudantil, presidentes de associações, pais e alunos e de  quem mais queira nos apoiar.


 
Estamos convocando os servidores da educação e das demais secretarias ( da saúde, motoristas,guardas municipais, garís, asd) para também lutarem por seus direitos!
Gostaríamos de poder contar com a presença dos nove veradores, que por sua vez só estariam fazendo o seu papel de lutar junto aos servidores. Acreditamos que vossas presenças seriam uma manifestação a favor da educação! 

Sintam-se convidados!

Fonte: Ser Pensante, por Rosemary Sobral.

Jogo do Bicho está com os dias contados em Caicó e em todo o RN

A exploração do jogo do bicho em Caicó pode estar com os dias contados. O Ministério Público do Estado publicou no Diário Oficial do Estado uma recomendação destinada ao delegado geral de Polícia Civil pedindo que sejam adotadas providências efetivas e imediatas na repressão ao jogo do bicho, atividade contravencional prevista no artigo 56 do Decreto-lei nº 6.259/1994. 
O MP quer que a polícia faça um mapeamento de todos os pontos onde há comercialização e exploração da atividade no RN, bem como das pessoas que promovem ou facilitam a realização da prática. O promotor de justiça Wendell Beetoven, autor da recomendação publicada no último dia 11 de março, também pede que a Polícia Civil investigue se há algum tipo de envolvimento de policiais na atividade. 
Em Caicó o comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar em Caicó, Tenente Coronel Antonio Cipriano de Almeida, informou nesta terça feira que já recebeu a recomendação do Ministério Público,  determinando  a repressão ao jogo do bicho, que é considerado crime de contravenção final.
Em âmbito estadual o Cel. Francisco Araújo, comandante Geral da PM-RN recebeu na determinação na ultima semana e nos proximos dias irá se reunir com outros orgões militares do estado onde irá traçar um plano de atuação no combate a pratica ilegal do jogo do bicho.

Após receber a recomendação o comandante Geralc da PM determinou a publicação do mesmo  no Boletim Geral da PM e consequentemente tambem determinou a divulgação da ordem nos demais  batalhões, Companhias e destacamentos. 
O Comandante da PM já determinou que os policiais militares que estejam efetuando o seu trabalho cumpram a decisão de reprimir a atuação dos que fazem o jogo do bicho funcionar, acompanhando a funcionalidade das bancas e dos seus respectivos cambistas.

Os PMs que flagrarem os cambistas fazendo os jogos estão autorizados a levar os mesmos até a Delegacia de Policia Civil para que os procedimentos legais sejam feios,  e tambem apreendam os equipamentos e objetos que estejam na pratica delituosa,  como por exemplo as chamadas bancas, boias e até, Lapis.
Fonte: Eduardo Dantas
Via: Sentinelas do Apodi

quarta-feira, 23 de março de 2011

De olho no vestibular


Estamos dando inicio hoje a um novo cronograma de postagens, onde iremos disponibilizar conteúdo voltado ao vestibulando. Nosso quadro foi “batizado” de: “De olho no vestibular”.

1ª) Vendeu A VISTA  ou  À VISTA?
Se alguém “vendeu a vista”, deve ter vendido “o olho” (a vista = objeto direto). Seu desespero era tanto que primeiro vendeu o carro, depois vendeu um rim e agora vendeu a vista.
Se não era nada disso que você queria dizer, então a resposta é outra: “vendeu à vista”, e não a prazo (à vista = adjunto adverbial de modo).
Observe que nesse caso não se aplica o macete da substituição do feminino pelo masculino (à vista > a prazo).
Por causa disso, há muita polêmica e algumas divergências entre escritores, jornalistas, gramáticos e professores.
Sou a favor do uso do acento da crase em todas as locuções adverbiais femininas: à beça, à força, à mão, à tarde, à toa, à ultima hora, à vista, à vontade, às avessas, às claras, às vezes.